Página inicial > Últimas Notícias > UFT certifica 44 novos sanitaristas no Tocantins
ESPECIALIZAÇÃO

UFT certifica 44 novos sanitaristas no Tocantins

Por Poliana Macedo | Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 10h38 | Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 10h54

Print da apresentação trabalhos online. (Foto: Marcelo Diniz)Com a conclusão das atividades de sua terceira turma, o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública certificou, no último dia 1º de julho, 44 profissionais da área da saúde, que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), em mais de 15 municípios do estado do Tocantins. As apresentações dos trabalhos de conclusão foram realizadas online devido à pandemia de COVID-19.

O curso é organizado e certificado pela Universidade Federal do Tocantins, desde 2016, e realizado em parceria com a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS) e a RedEscola/Fiocruz. Sete trabalhos de conclusão foram apresentados nas temáticas de educação permanente em saúde, estratégias de comunicação na saúde e práticas colaborativas nos serviços de emergência.

Para a coordenadora do curso, professora Dra. Renata Junqueira Pereira, “a capacitação desses profissionais que atuam diretamente nos serviços do SUS no Tocantins contribuirá para uma atuação mais efetiva, pautada nas relações interprofissionais, de forma a prestar serviços de qualidade à população”, destaca.

Curso

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública é ofertado gratuitamente, com 450 horas e direcionado aos servidores públicos efetivos, municipais, estaduais e federais. Seu objetivo principal é qualificar profissionais   para   atuarem   no   processo   de   regionalização   e organização das redes de atenção à saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, seguindo os preceitos da Educação e do Trabalho Interprofissional em Saúde.

Ainda conforme o projeto político-pedagógico do curso, reformulado e aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFT, em 2019, a oferta do curso é baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, privilegiando uma formação associada  à  prática  e  à  discussão  profissional,  de  forma  que  a produção do conhecimento se dê em um processo dialético, onde o trabalho, com princípio educativo, tomará a sua forma mais concreta.

marcador(es): Especialização,Home