Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores debatem problemática das barragens na Amazônia

Pesquisadores debatem problemática das barragens na Amazônia

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 09h06 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 09h12

Com objetivos de promover o debate em torno da problemática de barragens na Amazônia, divulgar resultados de pesquisas e conectar pesquisadores, comunidade, instituições governamentais e privadas sobre a temática, ocorreu na última sexta-feira (3) o I Simpósio Rede Barragens Amazônicas - Tocantins.

Pesquisadores das universidades federais de Rondônia (Unir), Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e da UFT participaram do encontro online, via Google Meet, das 14h às 18h.

Os participantes atuam em estudos nas diferentes bacias da Amazônia (Tocantins-Araguaia, Xingu, Madeira, Teles Pires, Juruena, Tapajós, Araguari e outras).

Confira, no quadro abaixo, quais os temas apresentados e debatidos:

Tema  Palestrante
Os projetos: Grandes projetos hidrelétricos nas bacias, qual é o plano? Elineide E. Marques
Uma experiência na participação de
licenciamento
Hilka Monteiro Rocha
Engenharia de barragens: o que é uma
barragem e seus principais componentes
Adriano dos Guimarães de Carvalho
Processo de implementação e pós-barragem Adila Maria Taveira de Lima
A experiência das empresas Fabio Travassos
– Estudos de Levantamento e monitoramento de