Página inicial > Últimas Notícias > Resultados da Avaliação Institucional reforçam importância da participação da comunidade
CPA 2019

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 09h57 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 12h24

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deu início à divulgação dos resultados publicados no Relatório de Avaliação Institucional (RAI) da UFT relativo ao ano de 2019. A CPA é um órgão de  representação acadêmica e social permanente, responsável pelo processo de avaliação interna institucional. A íntegra do RAI de 2019, que teve boa participação da comunidade acadêmica, é acessível pelo link abaixo:

O relatório traz a percepção de técnicos, docentes e discentes sobre questões fundamentais da UFT, divididas em cinco eixos:

• planejamento e avaliação institucionais;
  • desenvolvimento institucional;
  • políticas acadêmicas;
  • políticas de gestão;
  • infraestrutura.

Com os dados obtidos por meio da participação da comunidade universitária é possível avaliar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;o nível de transparência das ações; a qualidade da infraestrutura - entre outras questões - o que possibilita subsidiar o planejamento e adequação das políticas acadêmicas e institucionais executadas pela gestão superior.

A presidente da CPA, professora Kátia Rose Pinho, destacou a relevância da participação da comunidade universitária: "É importante que a comunidade acadêmica, principalmente a parcela participante, tenha o retorno do trabalho da CPA e conheça mais a UFT. Se apropriar dos resultados da avaliação institucional induz ao trabalho para mitigar as nossas fragilidades". Kátia Rose complementa que "avaliar a Universidade não é apenas cumprimento da legislação. Antes é poder saber da saúde da Universidade e de como ela está se desenvolvendo, ou reagindo às políticas adotadas pela gestão", pondera.

Para Kátia Rose, o RAI 2019 denota a preocupação da CPA com os cursos em vulnerabilidade avaliativa (com conceitos 1 e 2, na escala que vai até 5), o que possibilita a tomada de ações para reverter o quadro. Destaca também a inclusão do item "Voz da Comunidade" no RAI, permitindo que a comunidade opinasse livremente sobre questões e problemas considerados relevantes. "Ouvir a comunidade é fundamental para traçar novos caminhos para a UFT", frisa Kátia Rose, enfatizando a importância da parceria com a Superintendência de Comunicação (Sucom), para que a comunidade universitária tenha conhecimento do Relatório de Avaliação Institucional. "A gente espera que isso motive a comunidade a participar novamente, pois a Campanha de Avaliação Institucional para o relatório de 2020 será realizada agora no segundo semestre. Muito já se fez ao longo desses 17 anos, contudo, ainda temos muito a melhorar”, finaliza.

Confira, abaixo, cards com os resultados colhidos do Relatório de Avaliação Institucional de 2019:

capa RAI 2019 (Arte: Job/Sucom)O Relatório

O RAI 2019 sofreu algumas alterações para dar mais atenção à avaliação da comunidade acadêmica em cada um dos cinco eixos do Sinaes, e deixou de apresentar a extensa relação de indicadores presente nos relatórios anteriores. Mesmo com mudanças, Kátia Rose reitera que "a essência do Relatório, qual seja, a voz da comunidade acadêmica, está destacada na sua íntegra, e convida a todos e todas para conhecer melhor a instituição na qual trabalhamos, estudamos, ensinamos, aprendemos”.

A “Voz da Comunidade” é um campo aberto, ao final do questionário de avaliação, para que o entrevistado deixasse sua opinião (observação, crítica e/ou sugestão). Segundo a CPA, o novo campo enriquece as informações contidas no documento, pois a análise passa a ser não apenas quantitativa, mas também qualitativa. Além disso, ao final da avaliação de cada Eixo a CPA sugere recomendações para melhorar os problemas apontados.

O Relatório de Avaliação Institucional foi postado no sistema e-MEC no dia 27 de março e pode ser acessado clicando aqui.

Para saber mais sobre o trabalho da CPA clique aqui.