Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural online marcará início de atividades da pós em Transtorno do Espectro Autista nesta sexta (05)
Início do conteúdo da página
LATO SENSU

Aula inaugural online marcará início de atividades da pós em Transtorno do Espectro Autista nesta sexta (05)

Por Neuracy Viana (Projeto TEA-TDIC) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h00 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 15h04

Curso faz parte das ações do Projeto de Pesquisa e Extensão TEA-TDIC

Cerca de 50 professores da rede pública de ensino do Estado, selecionados para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), iniciam nesta sexta-feira, 05, as atividades da especialização promovida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Projeto TEA – TDIC. A aula inaugural será realizada às 19 horas, no ambiente virtual Google Meet, com a participação de alunos, professores do curso e convidados.

O curso tem o objetivo de promover a qualificação e o aprofundamento teórico-prático dos professores-alunos, fornecendo instrumentos para a atuação destes junto aos alunos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de autismo, bem como para a sua atuação junto a familiares e instituições educacionais. Também visa criar condições para que o profissional compreenda a características específicas do TEA e a construção de práticas de inclusão de alunos com autismo em diferentes ambientes.

A especialização seria realizada exclusivamente na modalidade presencial, mas devido à necessidade de distanciamento social, em função da pandemia do Coronavírus, o projeto passou por readequação e, neste primeiro momento, as aulas serão realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para três disciplinas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Esse ambiente será utilizado para interações, aulas, atividades online, conferências, fóruns e para disponibilização de textos que serão utilizados pelos professores do curso, cuja carga horária total é de 360 horas.

Outras ações

Além do curso de pós-graduação lato sensu, o projeto TEA-TIDIC prevê ainda um curso na modalidade stricto sensu, a realização de ciclos de palestras em municípios tocantinenses, uma cartilha informativa sobre o TEA, um livro e um vídeo-book. Com a pandemia do Coronavírus, para suprir as necessidades do projeto, também foram introduzidas lives semanalmente ou a cada 15 dias sobre a temática, com a participação de professores, pesquisadores e convidados. Desde o dia 2 de abril, quando começaram a ser transmitidas, já foram realizadas oito lives, com um público de aproximadamente 50 pessoas.

O Projeto TEA-TDIC é desenvolvido sob a coordenação geral do professor doutor George França, e coordenação adjunta da professora doutora Kátia Rose Pinho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 98463-1151.

registrado em:
Fim do conteúdo da página