Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Orienta + Covid-19 começa a atuar nesta 3ª (02) para auxiliar os tocantinenses
Em combate à Covid-19

Por Thuany Gonçalves | Supervisão: Daniel dos Santos - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 18h17 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 15h15

Para auxiliar a comunidade tocantinense a tirar dúvidas sobre a Covid-19, o projeto de extensão Orienta + Covid-19 passará a atuar a partir desta terça-feira (02). A proposta tecnológica visa esclarecer todas as dúvidas por meio de ligações, priorizando manter o bem-estar social, por meio de orientações que instruam a população no combate ao coronavírus.

O Orienta + Covid-19 é voltado para toda a população do estado do Tocantins, com o propósito de atingir o maior número de pessoas com informações, tais como: o momento de procurar ajuda médica, orientações sobre o recolhimento e auxílios quanto à prevenção. Para ter acesso, basta discar o número 0800 042 0528.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Michelle Pantoja, do colegiado do curso de Medicina da UFT, as expectativas são as melhores. "Estamos nos baseando em protocolos do Ministério da Saúde (MS) e artigos científicos. Esperamos atingir o maior número da população que tenha dúvidas sobre o assunto e que possamos oferecer informações de qualidade para a comunidade que tiver acesso ao nosso 0800", pontua.

O projeto capacita alunos a partir do 6º período de Medicina e estudantes do 4º e 5º períodos de Enfermagem, para que estejam preparados a atender telefonemas da comunidade com as principais dúvidas sobre a Covid-19, sempre com um professor disponível para auxiliá-los no que for preciso. Funcionará por meio de escalas, nas quais as chamadas serão direcionadas para o número pessoal do integrante.

A estudante de Medicina da UFT e integrante da Comissão Organizadora do projeto, Thaís Alvares, ressalta a extrema importância do Orienta + Covid-19, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto para o restante da população do Estado. "São informações rápidas e de fácil acesso. Não há necessidade que a pessoa se desloque de casa. O projeto pode ajudar muitas pessoas que têm dúvidas, além de diminuir a propagação de fake news", esclarece.

O Orienta + Covid-19 surge a partir do projeto Telessaúde Covid-19, desenvolvido por estudantes e professores da UFT, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), com o envolvimento dos cursos de Medicina, Ciência da Computação e Enfermagem.