Página inicial > Últimas Notícias > 1º Ciclo Virtual de Debates da UFT vai discutir o Ensino Híbrido
DTE

1º Ciclo Virtual de Debates da UFT vai discutir o Ensino Híbrido

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 10h32 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 10h21

No próximo dia 04 de junho, às 15h, será transmitido pelo Youtube e Facebook, simultaneamente, o 1º Ciclo Virtual de Debates da UFT, organizado pela Diretoria de Tecnologias de Ensino (DTE). A proposta é que o Ciclo de Debates seja um espaço de interação dialógica sobre experiências, possibilidades e estratégias didáticas que podem ser assumidas no exercício docente mediado por tecnologias.

Para abrir as discussões o tema escolhido foi Ensino Híbrido: possibilidades e perspectivas. As discussões serão subsidiadas por pesquisadores renomados no tema, tais como: José Moran, filósofo e doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); José Valente, engenheiro mecânico pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); Marco Silva, sociólogo e doutor em educação da  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e  Graça Moreira, administradora e doutora em educação da Pontifícia Universidade Católica se São Paulo. O ciclo conta ainda com a mediação da vice-reitora da UFT, Ana Lúcia Medeiros e da diretora de Tecnologias Educacionais, Suzana Gilioli.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica, inclusive de outras instituições, que também estão nesse contexto de utilização de tecnologias educacionais. A intenção, segundo Suzana, é que o ciclo faça parte do processo formativo do corpo docente e comunidade acadêmica da UFT. Para participar das discussões basta acessar a página da DTE no facebook ou youtube no dia 04 de junho, às 15h, e conferir tudo. Para quem quer receber certificado por participação, é necessário se inscrever previamente neste link.

Saiba mais sobre ensino híbrido

Ensino híbrido, ou blended learning, é uma metodologia que combina o aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, virtualmente, com outros em que a aprendizagem ocorre de maneira presencial, sempre valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

“O cenário presente em todas instituições de ensino exige que essa reflexão seja feita. O Ciclo surge neste momento de reestruturação de nossos processos de ensino/aprendizagem. Neste momento em que a UFT está construindo o novo PDI é essencial que tenhamos esse espaço para debatermos como é a Universidade que queremos a partir de agora”, enfatiza Suzana. Para ela, é importante que todo o corpo docente reveja suas metodologias e a inclusão das tecnologias digitais.

marcador(es): DTE,Home