Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Lacen firmam parceria para realização de exames diagnósticos para Covid-19
PARCERIA

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 18h49 | Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2020, 17h43

Em reunião realizada na última terça-feira (26), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) e do Comitê Excepcional Covid-19 da UFT, reuniu-se com as gestoras do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) para traçarem estratégias para o combate à pandemia Covid-19 no estado.

Dessa parceria, a UFT solicitará o cadastro dos laboratórios de pesquisa situados em Araguaína, Palmas e Gurupi para a realização de exames diagnósticos via RT-PCR para auxiliar o Lacen-TO e dar agilidade nos resultados dos exames, principalmente em Araguaína, cidade com maior índice de casos da Covid-19 no Tocantins. A metodologia RT-PCR que será utilizada para realização de exames diagnósticos da Covid-19 é preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Lacen-TO realizará uma visita in loco nos laboratórios da UFT para verificar a possibilidade de certificação, sendo que no Câmpus de Araguaína, essa visita está prevista para o início de junho. A UFT já solicitou a aquisição de reagentes e demais insumos para a realização dos exames, assim como a compra de equipamentos de RT-PCR, Freezer-80 e cabines de proteção biológica.

Participaram da reunião, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Raphael Sanzio Pimenta; o membro do Comitê Excepcional COVID-19 da UFT, professor Flávio Milagres; a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho; a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas Galvão; a responsável pela Rede de Laboratórios e Gestão da Qualidade, Anyelli Siqueira da Cunha e a responsável pelo setor de Biologia Molecular do Lacen-TO, Sirlene Borges Damasceno.