Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ensaio fotográfico por vídeo chamada: A adequação do trabalho com o distanciamento social
Início do conteúdo da página

Ensaio fotográfico por vídeo chamada: A adequação do trabalho com o distanciamento social

Por Uendel Souza | Supervisão: Profes William Castro e Thays Assunção | Publicado: Terça, 26 de Mai de 2020, 17h11 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 20h38

O distanciamento social é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, como uma medida preventiva a disseminação do Covid-19. Prefeituras e Estados também criaram decretos que restringem o comércio e a circulação de pessoas, com objetivo de diminuir o número de infectados pelo vírus. Com isso, muitos comerciantes, empresários, e trabalhadores em geral reinventaram a forma de prestar serviços à população. O fotógrafo, Pedro Ícaro, dono da marca Ícaro Photographer, é um dos profissionais que adequou seu trabalho. Hoje ele realiza ensaios fotográficos por vídeochamada durante a pandemia do coronavírus, e cria um novo formato para vender seus produtos e serviços

De Casa para Casa: Como aconteceu o processo de adaptação do seu trabalho ao distanciamento social? De onde surgiu a ideia?

Pedro Ícaro: O trabalho de fotógrafo é relação entre pessoas, ou seja, faz parte da área o convívio, o contato, tanto com os clientes como a equipe que trabalhamos. Com o distanciamento social, tivemos que buscar alternativas pra mantermos os clientes, com a quarentena, assim, começou um movimento entre fotógrafos do mundo todo que foi realizar ensaios através de vídeochamada. O primeiro ensaio que eu vi foi de um fotógrafo italiano, aí ele me inspirou pra começar a fazer o mesmo e atrair mais engajamento para as minhas redes.. A partir daí vários fotógrafos seguiram o exemplo, inclusive a revista Vogue italiana também fez suas produções desse período de pandemia por vídeochamada com a modelo Bella Hadid.

DCPC: Quantos ensaios por vídeo chamada já realizou? Recebeu lucro em dinheiro por eles?

PÍ: Até agora realizei seis ensaios por vídeochamada, convidando amigos etc. Sobre a monetização eu ainda estou estudando a possibilidade pra poder vender esses ensaios, porque existe vários fatores que envolvem essa nova forma de tirar foto, como uma boa conexão com a internet ou um celular com uma câmera nítida, como nem todos possuem esses recursos eu estou vendo como fazer da melhor forma pra vender esses trabalhos.

DCPC: Como ocorre todo o processo de ensaio por vídeo chamada?

PÍ: Então, diariamente estou buscando inspiração e referências. Em meu planejamento faço um ensaio por vídeochamada por semana, porém pretendo aumentar essa quantidade em breve. Basicamente, eu convido alguém que eu conheço ou que interage comigo nas minhas redes sociais. Depois de escolhida/o  o/a modelo eu marco um dia e passamos a trocar ideias e referências, e o que podemos adaptar pra sair do jeitinho que os dois gostem. Nesse momento, geralmente eu peço pra pessoa descrever como é a casa dela etc. No início também já deixo claro que esse ensaio não tem a mesma qualidade de um ensaio presencial. Com tudo organizado e combinado, eu marco um dia e eu ligo pra pessoa pelo Skype, geralmente são bem rápidos esses ensaios, durando geralmente 20 a 30 minutos.

DCPC: Qual a parte que mais se destaca desse processo?

PÍ: Acho que a parte que combino tudo com o cliente. Eu não procuro casas esplendorosas, eu procuro casas reais de pessoas reais, ou seja, tudo que a pessoa tiver, o mais simples que for, pode ser usado com composição. Esse contato prévio com o cliente é essencial para o ensaio fluir bem.

DCPC: Qual a diferença no seu trabalho antes com o que está realizando hoje? Qual a maior dificuldade encontrada?

PÍ: A maior diferença é a qualidade das imagens, como faço prints [capturas da tela] ele tende a reduzir a qualidade e a nitidez, elementos que eu priorizo nos meus trabalhos presenciais. A dificuldade, que hoje já estou mais tranquilo com relação a isso, é dirigir a pessoa que está modelando e a pessoa que está segurando o celular pra ela, se tiver, a atenção deve ser redobrada pois precisamos ver se o ângulo da câmera está do jeito que eu gosto e se a pessoa que está modelando está em uma pose que a valorize.

DCPC: Você pretende continuar com essa modalidade de ensaio futuramente, mesmo com o fim das medidas de distanciamento social?

PÍ: Então, não pretendo. Minha paixão é estar próximo de pessoas e estar com elas presencialmente, ter uma conversa, rir com a pessoa que está modelando etc. Minha relação com meus clientes é muito próxima e acredito que isso é fundamental pra manter a clientela e pra formação de grandes amizades, com elas eu estou em constante aprendizado.

DCPC: Como está a relação do público que te acompanha com os produtos que você está divulgando hoje?

PÍ: Com a quarentena, estou focado em produzir conteúdos dos mais diversos para os meus seguidores e os ensaios por vídeochamada fazem parte dessa produção. Tenho tido um feedback muito positivo com essa modalidade de trabalho e sempre procuro criar uma expectativa antes de postar o próximo ensaio, pra que mais pessoas visitem meu perfil e possam me conhecer.

DCPC: Há algo mais que você gostaria de destacar ou acrescentar sobre os ensaios fotográficos por vídeochamada?

PÍ: Sim. Um dos principais objetivos dessa modalidade é nossa criatividade estar sempre em manutenção. Com esses ensaios eu estou podendo testar muita coisa e melhorar minha fotografia, como edição, cores, diagramação etc. Mas estou doido pra sair pra fotografar logo e espero que passe esse momento sombrio.

registrado em:
marcador(es): De Casa para Casa
Assunto(s): #casaparacasa
Fim do conteúdo da página