Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de Trabalho realizarão reuniões abertas com a comunidade acadêmica
TRANSIÇÃO UFT / UFNT

Grupos de Trabalho realizarão reuniões abertas com a comunidade acadêmica

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 15h36 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 20h23

Em reunião online realizada na tarde do último domingo (17), a Comissão Central de Transição UFT/UFNT programou ações estratégicas para a formação do Plano de Trabalho que será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC). Dentre essas atividades, estarão abertas as reuniões dos Grupos de Trabalho para toda a comunidade acadêmica que esteja interessada em contribuir tecnicamente nesse processo de transição.

Ao todo, são quatro GTs: Administração e Finanças, Gestão de Pessoas, Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Comunicação. As reuniões acontecerão via Google Meet e terão os links disponibilizados nas redes sociais da Comissão de Transição, como Facebook e Instagram.

Segundo a presidente da Comissão Central da Transição UFT/UFNT e vice-reitoria da UFT, professora Ana Lúcia de Medeiros, nenhum grande projeto vai para frente sem o envolvimento das pessoas, especialmente de uma universidade. “Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nos GTs e nas discussões será melhor. Os GTs têm autonomia para envolver as pessoas e será uma discussão técnica, de modo que a equipe que entrar já tenha um caminho diretivo”, explicou.

Ainda segundo Ana Lúcia, o papel da Comissão Central de Transição e dos quatro Grupos de Trabalho é de preparar tecnicamente servidores e gestores para a transição: “Não estamos discutindo o modelo de UFNT, mas sim preparando a transição para a chegada da equipe do reitor pro tempore”, ressaltou.

Etapas

Durante a reunião, o professor Aírton Sieben, do Câmpus de Araguaína, e membro da Comissão Central de Transição ressaltou que para a implantação da UFNT será necessário passar por quatro etapas: “Primeiro passo foi o acompanhamento do Projeto de Lei e a criação da UFNT; o segundo passo é o processo de transição com a elaboração de um Plano de Trabalho UFT/UFNT mais técnico, o que estamos fazendo nesse momento; o terceiro passo, já UFNT implantada e tendo apoio da UFT; e o último passo é a UFNT sozinha”, ressaltou.

Histórico
  • 9 de maio 2016 – Assinatura da proposta de criação da UFNT, pela Presidenta Dilma Roussef.
  • 27 de novembro de 2018 – Aprovação do Projeto de Lei n° 5274/2016 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a última na Câmara antes do envio ao Senado.
  • 12 de junho de 2019 – Aprovação do Projeto de Lei n° 2479/2019 no plenário do Senado.
  • 8 de julho de 2019 – Sanção da Lei n° 13.856 pelo Presidente Jair Bolsonaro.
  • Agosto de 2019 – UFT é definida como Universidade Tutora da UFNT
  • 13 de maio de 2020 – Publicada portaria com a formação da Comissão Central de Transição UFT/UFNT e Grupos de Trabalho