Página inicial > Últimas Notícias > Professora do curso de Matemática ilustra, com gráficos animados, a situação da Covid-19 no município
araguaína

Por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 18h58 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 20h38

Desde o final de abril, a professora e pesquisadora Fernanda Vital de Paula, do colegiado de Matemática do Câmpus de Araguaína, tem divulgado, por meio das redes sociais, gráficos sobre o número de infectados pela Covid-19, no município. A docente utiliza dados oficiais dos governos federal, estadual e municipal para, então, verificar a evolução da doença em Araguaína em comparação à situação na capital Palmas, no Tocantins e no Brasil. “Passei a analisar e a comparar os dados - e, então, a fazer os gráficos - a partir do dia 24 de abril, que foi quando percebi que os casos confirmados em Araguaína começavam a apresentar um comportamento mais alarmante”, explica Fernanda.

No dia seguinte ao início do trabalho com os gráficos, Araguaína já havia ultrapassado Palmas em habitantes confirmados com a doença, conta ela. As análises são diárias e, por parâmetro, considera-se um grupo de 10 mil habitantes – número escolhido pela professora para estabelecerem-se os dados comparativos sobre a doença, em proporção aos cenários local e nacional. "O número de casos em Araguaína continua aumentando aceleradamente, já sendo, proporcionalmente, maior que o dobro do número de confirmados no Brasil. Para cada 10.000 pessoas de Araguaína, 24 foram confirmadas com a doença, enquanto no Brasil, para cada 10.000 pessoas, esse número é 9. É um cenário extremamente preocupante", alerta a pesquisadora.

Em comparação aos dados do Tocantins, Fernanda revela que o número de confirmados, em um grupo de 10.000 pessoas em Araguaína, é 268% maior que o número de confirmados em todo o Estado e 241% maior que o número de confirmados em Palmas. "Neste sentido, destaco que o número real de casos em ambas as cidades é relacionado à realização de testes. Se uma cidade possui muitos casos suspeitos e os testes não são realizados, é possível que a contabilidade de casos confirmados esteja subestimada", finaliza.

Os gráficos – que, recentemente, ganharam versão animada em GIF - podem ser visualizados na página do Instagram da professora Fernanda Vital.