Página inicial > Últimas Notícias > UFT desenvolve novo serviço virtual que disponibiliza Certificado Digital de Registro de Diploma
NOVIDADE

Por Thuany Gonçalves | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 10h28 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h33

As atividades presenciais da UFT estão suspensas desde o dia 17 de março, em razão da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). A situação ocasionou uma série de mudanças no atendimento da Universidade, criando novos serviços digitais, para atenderem às demandas da comunidade acadêmica. O último serviço disponibilizado foi o Certificado Digital de Registro de Diploma.

A novidade substituirá, temporariamente, o diploma impresso e, ainda, atualizar a Certidão de Conclusão de Curso, disponível no Portal do Aluno, para garantir o atendimento às normas de progressão funcional. A Portaria Normativa nº 02 dispõe sobre a novidade.

A pró-reitora de Graduação, Vânia Maria Passos, frisa que a ideia surgiu da necessidade de pensar em novas alternativas para garantir os direitos dos alunos. "Nesse momento, estamos tentando evitar quaisquer prejuízo, uma vez que já tínhamos criado o procedimento de Outorga de Grau eletrônica, que possibilitou, ainda, a abertura do Processo de Diploma, de forma eletrônica, para alunos da graduação e pós-graduação stricto sensu", esclarece.

A verificação da validade jurídica do documento é feita com o uso de um código disponível no verso do certificado e ainda por meio de um Qrcode que redireciona para a consulta pública de diploma em www.uft.edu.br/diplomas. Esse mecanismo de segurança poderá ser utilizado, por exemplo, caso algum empregador queira checar se o documento é legítimo e se o Diploma foi, regularmente, expedido e registrado.

A diretora de Pós-Graduação da UFT, Karylleila Andrade, defende que a modernização no sistema de registro acadêmico de diplomas na UFT, que é uma das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "Diante da situação de excepcionalidade que estamos vivendo devido à Covid-19, decidimos criar o Certificado Digital de Registro de Diplomas, no qual estão disponíveis as principais informações do Diploma, estabelecidas na legislação vigente".

Neste momento de pandemia, os Diplomas não estão sendo impressos. São consideradas válidas, para os devidos fins, as informações de expedição e registro do mesmo, contidas no Certificado Digital.

A UFT publica ainda, o extrato das informações sobre os seus registros de Diplomas no DOU, no prazo máximo de trinta dias, contados da data do registro, em atendimento à legislação vigente.

Quanto ao Certificado Eletrônico de Conclusão de Curso, disponível no Portal do Aluno, foi promovida a atualização do texto, juntamente com a Pró-Reitoria de Gestão de Gestão de Pessoas, para atendimento integral à Nota Técnica que trata de progressão funcional.

Para a professora Vânia, vale destacar a importância da atuação dos servidores em todas as etapas do processo para que o acadêmico possa receber, via e-mail, sua certificação, tranquilamente. "Tudo isso porque a UFT está sempre inovando para garantir agilidade no atendimento, qualidade dos serviços e transparência, cumprindo seu papel com responsabilidade social e respeito à diversidade", pontua.

O Certificado Digital de Registro de Diploma foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.