Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório da UFT em Araguaína desenvolve esterilizador com raios ultravioleta
Início do conteúdo da página
COMBATE À COVID-19

Laboratório da UFT em Araguaína desenvolve esterilizador com raios ultravioleta

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 15h08 | Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 21h32

Protótipo tem baixo custo e montagem rápida (Foto: Labmade/Divulgação)Protótipo tem baixo custo e montagem rápida (Foto: Labmade/Divulgação)O Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade), do Câmpus da UFT em Araguaína, desenvolveu um dispositivo de baixo custo e de construção rápida (cerca de uma hora) que usa raios ultravioleta e é capaz de esterilizar ambientes e, com isso, eliminar o vírus da Covid-19 (novo coronavírus).

O professor Alexsandro Silvestre da Rocha, do curso de Física, destaca que o dispositivo é um protótipo, e usa radiação ultravioleta do tipo C. Segundo o professor, o material utilizado para construir o protótipo é simples, a um custo financeiro muito baixo (em torno de R$ 30,00 - sem a lâmpada UV). A lâmpada pode ser adquirida por valores a partir de R$ 30,00, em lojas especializadas, mas que ainda deixa o equipamento muito acessível. "A eficiência do combate ao vírus depende de dois fatores: tempo de exposição e intensidade da radiação. Então, quanto mais potente a lâmpada, menor é o tempo necessário de combate ao vírus; mas, quanto mais potente a lâmpada, maior é o preço dela", complementa o professor.

De acordo com os pesquisadores envolvidos, a intenção para o desenvolvimento do protótipo foi o de ajudar no combate à Covid-19 de forma emergencial, pois o dispositivo pode ser construído rapidamente, de forma artesanal e a um custo baixo. "Tem a mesma eficiência que os equipamentos comerciais, pois usa a mesma lâmpada. Os materiais (à exceção da lâmpada) foram adquiridos em lojas de material de construção, ou seja, com materiais simples", pontua Rocha.

Como ainda é um protótipo, a produção em larga escala vai depender de financiamento. A intenção é, em havendo financiamento, produzir e fornecer para órgãos públicos. "Esperamos que a divulgação chame a atenção das autoridades, já que o papel da UFT é gerar conhecimento e soluções aos problemas da sociedade, o que a instituição vêm fazendo com propriedade, principalmente em um momento como este", destaca o professor Rocha, enfatizando que todos os pesquisadores do Labmade estão demandando parte de seu tempo para ajudar no combate a este problema de saúde. "Se houver financiamento e suporte para produção em escala, nos disponibilizaríamos para isso", complementa. Além de professores, o Labmade tem envolvido no projeto uma servidora técnica e também estudantes do curso de Física.

O protótipo

Além do baixo custo, o tempo de fabricação do esterilizador é pequeno (cerca de uma hora). O equipamento pode ser usado no combate ao Covid-19, pois funciona como um descontaminante de superfícies, podendo ser utilizado, por exemplo, em hospitais, para desinfecção de objetos, roupas de cama e móveis.

A desinfecção ocorre por meio da interação da radiação ultravioleta emitida pela lâmpada UV-C com os microrganismos. Já há pesquisas que comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização, onde os comprimentos de onda na faixa de 210 e 330 nm são eficientes como germicidas, pois são facilmente absorvidas pelas proteínas e ácidos nucleicos de vírus e bactérias, provocando o rompimento de cromossomos e a consequente morte destes.

A equipe do Labmade pode ser contactada pelo e-mail do professor Rocha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Fim do conteúdo da página