Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para a 2ª Rodada de ações extracurriculares
Início do conteúdo da página
CALANGO-20

Inscrições abertas para a 2ª Rodada de ações extracurriculares

Por Luciana Santal | Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2020, 14h57 | Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 21h52

Oficinas, palestras e minicursos são algumas das atividades que compõem a programação

Desde o dia 16 de março, com a interrupção das atividades presenciais na UFT determinada pelo Comitê de Governança, e a posterior suspensão do calendário acadêmico, a rotina no curso de Jornalismo tem sido diferente. Apesar de não serem possíveis os encontros nas salas físicas de aula e laboratórios, os professores e técnico-administrativos se reuniram em grupos de trabalho para organizar uma série de atividades extracurriculares intitulada “CALANGO-20: Novas perspectivas para tempos de distanciamento”. Calango é o mascote do curso e o número 20 veio como uma alusão às medidas de enfrentamento à Covid-19.

Entre os dias 14 de abril e 04 de maio, foi realizado o 1º ciclo de ações, dividido nas seguintes temáticas: Jornalismo e Sociedade no Caleidoscópio da Ciência; Internet e Cidadania em tempos de pandemia; Fica e Foca: exploração fotográfica do isolamento; Técnicas de reportagem para TV; Sociedade 4.0: o futuro já chegou, e agora?; De casa para casa: como fazer entrevistas a distância; Entretela: o cinema refletido; e Roteiro para documentário.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, Valquíria Guimarães, as atividades, como minicursos, oficinas e seminários, são realizadas por meio das plataformas digitais e conferem ao participante o direito a certificados. “Depois, os nossos alunos podem aproveitá-las como atividades complementares, previstas no nosso Plano Pedagógico de Curso (PPC). Todas as ações realizadas pelo colegiado foram pensadas após uma pesquisa online feita com os alunos, na qual foi possível perceber a demanda de atividades e também quais horários e plataforma de preferência”, explicou.

A segunda etapa do CALANGO-20 teve início na terça-feira, dia 12 de maio, das 14h às 17h, com a oficina "Fica e foca: exploração fotográfica do isolamento social", que está em ação contínua.  Em seguida, das 19h30 às 22h30, começou o minicurso “CalangoCast em Tempos de Isolamento”. Os participantes terão a oportunidade de compreender a dinâmica de produção de podcast e, especificamente, no contexto de isolamento.  Na quarta-feira, às 14h30, foi realizado o primeiro dos seis encontros de "Quarentena: o fim ou o descortinar da era das celebridades", um mix de oficinas, fóruns e práticas. As ações são alternadas nas quartas, às 14h30, e nas sextas, às 19h.

Nas quintas-feiras, a partir de 14 de maio, temos a oficina "Entretela 2.0: reflexos e reflexões", das 19h às 22h. No mesmo dia da semana, a partir de 21 de maio, começa outra oficina: "Jornalismo Cidadão", das 14h30 às 17h30. Já na sexta-feira, iniciou-se o minicurso “Texto e Locução para Rádio e TV”, realizado das 14h às 17h.  As noites das segundas-feiras ficaram reservadas para o workshop "Cidadania em tempos de pandemia", das 19h às 22h.

No dia 18, teve início o primeiro de uma série de seis encontros do Fórum "Jornalismo e Sociedade no Caleidoscópio da Ciência". Nos dias 25 de maio e 1º de junho, as atividades acontecem à tarde; nos dias 20 e 27 de maio e 3 de junho, elas serão realizadas à noite. Os temas a serem abordados são os seguintes: 

- Alquimia e Cidadania: como saberes ancestrais de Buen Vivir podem pautar nossos direitos e deveres diante do novo normal - pós pandêmico;

- A marginalização das minorias: da invisibilidade ao pensamento complexo

- Carreiras de jornalistas de economia no Brasil.

Para saber como participar e ter informações atualizadas sobre o CALANGO-20, acesse AQUI e fique atento às publicações das nossas redes sociais.

registrado em:
marcador(es): Jornalismo
Fim do conteúdo da página