Página inicial > Últimas Notícias > Em tempos de isolamento social, alunos da UFT colam grau por meio da web

Em tempos de isolamento social, alunos da UFT colam grau por meio da web

Por Caroline Falcão | Edição: Samuel Lima | Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 15h01 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 15h31

Todo acadêmico sonha com a sua colação de grau, para alguns a cerimônia solene realizada em um auditório com familiares e amigos se transformou em uma outorga de grau virtual. Devido à pandemia da Covid-19, que tem parado diversas cidades no mundo, e consequentemente levou a suspensão das atividades presenciais na UFT, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) emitiu a Instrução Normativa nº 03/2020, que estabeleceu critérios para a Colação de Grau virtual aos acadêmicos que desejassem concluir logo sua graduação.

Até o momento, 305 alunos da UFT colaram grau de modo virtual, conforme dados da Prograd. Essa foi a maneira encontrada pela Pró-reitoria para formalizar a situação dos alunos que já preencheram os requisitos para obtenção do diploma. Pelo e-mail institucional, os formandos recebem instruções para preenchimento e assinatura de um formulário eletrônico, que foi criado especificamente para substituir o procedimento de outorga de grau tradicional e evitar maiores prejuízos.

Assim que as atividades presenciais forem retomadas, os formados poderão solicitar a realização de cerimônia de Colação de Grau simbólica. A diretora de Registro e Controle Acadêmico da Prograd, Daniella do Nascimento, explica que essa modalidade de outorga de grau se estendeu a todos os cursos e câmpus da UFT para que os acadêmicos não fossem prejudicados nesse momento de isolamento social.

Colação virtual

Maria Priscila Barbosa foi uma dessas alunas que realizou a colação de grau no curso de Logística, Câmpus de Araguaína. “Foi uma boa experiência. Já não sabia mais quando iria colar grau por causa da situação que estamos vivendo. E essa nova forma possibilitou que recebesse a titulação por um meio prático, rápido, e sem muita burocracia”, diz.

Para Miguel Ferreira Costa, formando no curso de Educação do Campo, Câmpus de Arraias, foi uma experiência nova e aceitável pela situação que o mundo se encontra por causa da pandemia causada pelo Covid-19. “Senti que muitos possam ter dificuldade de lidar com a tecnologia para formalizar todos os pedidos online”, destaca.

A formanda em Arquitetura e Urbanismo, Câmpus de Palmas, Bárbara Raposo, também celebrou a nova conquista, mesmo que de modo online. “Colar grau via web com certeza não foi nada do que eu sempre sonhei para quando finalizasse a minha graduação. Foi triste não ter todas as pessoas queridas comigo neste momento tão especial, como era o esperado, mas em meio ao isolamento social ainda fui sortuda de ter a minha família comemorando comigo. E assim, tiramos graça da situação e nos divertirmos em casa mesmo. Afinal, não é todo dia que se cola grau na cozinha, não é mesmo?! E dessa forma, o dia 26 de março continuou cumprindo sua tarefa de dia inesquecível. Enfim, aguardo ansiosamente para que tudo melhore e que eu possa comemorar novamente a minha formatura”, explica ela.

Já Wanderson Batista Silva, acadêmico de Medicina também realizou sua colação online, dois meses antes da data prevista. Ele e mais 23 colegas realizaram esse feito, conforme autorização do Ministério da Educação (MEC) para, com isso, somarem forças aos profissionais da saúde no combate ao novo Coronavírus. Ele diz que mesmo sozinho, pelo computador em sua casa, foi muito emocionante sua colação de grau. “Chorei muito de emoção, foi um momento ímpar em minha vida, sou o primeiro da minha família a ter curso superior. A UFT mudou a minha vida, e agora partimos para uma situação complicada em que vivemos e a sociedade precisa muito da gente”, ressalta. (Com informações de Luciana Santal / Curso de Jornalismo)