Página inicial > Últimas Notícias > DTE disponibiliza curso de Formação do Uso do Moodle e Recursos Interativos para comunidade acadêmica
GRATUITO

Por Gihane Scaravonatti | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 10h57 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h51

A Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) está ofertando o curso “Capacitação para uso do Moodle e Recursos Interativos”. A ação, cuja ideia surgiu a partir da suspensão do Calendário Acadêmico, visa auxiliar e capacitar  usuários para o ambiente Moodle e seus recursos interativos. O curso é gratuito, aberto a toda a comunidade acadêmica e com certificado de conclusão.  As inscrições são feitas por meio deste link.

O que o curso oferece?

A oferta está dividida em quatro módulos. O primeiro deles aborda conceitos fundamentais do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem. No segundo, são apresentados recursos mais avançados para serem utilizados nas aulas. Já o terceiro módulo trata de técnicas de produção de videoaulas, indo desde a elaboração de um roteiro até os elementos fundamentais para a gravação de uma videoaula, por exemplo. No último módulo, são disponibilizadas ferramentas para a criação de atividades interativas.

Por meio do curso, o usuário pode aprender a utilizar desde as principais funcionalidades da página inicial do Moodle, até criar salas virtuais, gerenciar o conteúdo a ser disponibilizado aos alunos e produzir vídeos com notebook e webcam. Além disso, é ofertada a ferramenta H5P, que possibilita a criação de uma gama de atividades para auxiliarem na avaliação do nível de aprendizagem dos cursistas, entre outras formas de interação.

Outra ferramenta oferecida é o BigBlueButton. Esse plug-in encontra-se no Moodle e serve à realização de webconferências, oportunizando a troca de informações em tempo real com os estudantes ou cursistas, bem como o compartilhamento de tela e apresentação de slides.

marcador(es): DTE,Home,Moodle