Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UMA cria projeto para auxiliar os idosos nesta fase de isolamento social
Início do conteúdo da página
PALMAS

UMA cria projeto para auxiliar os idosos nesta fase de isolamento social

Por Fábio Almeida (Assessoria UMA) | Edição: Samuel Lima: Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 16h16 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 16h36

Instrutor passa detalhes dos exercícios nos vídeos (Foto: Frame de vídeo / UMA))Instrutor passa detalhes dos exercícios nos vídeos (Foto: Frame de vídeo / UMA))Com o objetivo de garantir o bem-estar dos acadêmicos nesta fase de isolamento devido ao Covid-19, já que os idosos são o principal grupo de risco, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – criou o projeto “UMAnizando em tempos de coronavírus”.

O projeto reúne profissionais de diversas áreas, como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem que, por meio de telefonemas e redes sociais, dão suporte aos idosos que estão em isolamento social e ficam à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias.

O projeto trabalha com sete eixos, sendo eles:

  • Educação em Saúde: Informação de qualidade;
  • Neto (a) postiço: Posso te ajudar?;
  • Atividade Física em Casa: Mexa-se;
  • Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria;
  • Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa;
  • UMA Cuida: Acolhimento Psicológico e Apoio Social.

O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, fala que essas ações reforçam o compromisso que a Universidade tem com os idosos. “Como primeiro produto deste projeto, fizemos quatro vídeos com dicas de atividades físicas que os acadêmicos podem realizar em casa, de forma prática e segura e, desta forma, sair do sedentarismo. Os vídeos foram elaborados seguindo todos os protocolos necessários”, destacou Neto.

Os vídeos podem ser acessados pelos links:

Apresentação do Projeto UMAnizando

Dicas preparatórias para alongamento

 

Alongamento

Exercícios físicos

registrado em:
marcador(es): Palmas,UMA,Home,Coronavirus
Fim do conteúdo da página