Página inicial > Últimas Notícias > Livro didático é uma importante ferramenta para a educação
DATAS COMEMORATIVAS

Livro didático é uma importante ferramenta para a educação

Por Cynthia Barreto | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 17h30 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 08h55

Imagem Ilustrativa (Pixabay/CC0)

O livro didático, que tem sua data comemorativa em 27 de fevereiro, é uma das principais ferramentas de ensino usadas no Brasil, importante tanto para o professor quanto para o aluno na relação ensino-aprendizagem hora. Também é um grande incentivo de leitura para quem está mergulhando no mundo das palavras.

Segundo a professora e pesquisadora, Karylleila dos Santos Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Letras, para muitos profissionais o livro didático é á única ferramenta de ensino. “O livro didático tem o caráter mais pedagógico e tem o objetivo de complemento dos livros clássicos quando são utilizados nas escolas. O livro didático é muitas vezes a única alternativa para os professores auxiliarem seus alunos do processo de aprendizagem”, conta.

Com a função de auxiliar e orientar no aprendizado dos alunos, os livros carregam informações das mais diversas áreas (literatura, química, física, matemática e história, por exemplo) e tem alcançado uma grande quantidade de estudantes. Segundo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), em 2019 foram distribuídos mais de 126 milhões de livros didáticos que beneficiaram mais de 35 milhões de alunos em todo o país.

Karylleila faz uma comparação entre dois tipos de escolas e destaca a importância que o livro didático tem para as escolas com menos acesso à diversidade de conteúdos. “Existem escolas que têm investimento maior em bibliotecas - com uma grande variedade de livros, revistas, acervos digitais, com acesso à cultura e à informação de um modo geral. E há as escolas que ainda não têm acesso à internet e nem a uma biblioteca bem estruturada, então o livro didático passa a ter importância ainda maior, sendo a base de ensino e aprendizagem, tanto para o professor quanto para o aluno, respectivamente.

Devido a sua presença em praticamente todas as escolas públicas brasileiras, o livro didático ainda é o principal recurso pedagógico utilizado no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com o Aprendizado em Foco .

Gosto pela leitura

De acordo com o educador brasileiro, Paulo Freire, a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. Karylleila reforça a máxima comparando a leitura de mundo com a leitura das palavras. Segundo a pesquisadora, aprender a ler é um ato que se inicia desde os primeiros momentos de vida “quando a criança começa a observar os gestos da mãe; quando começa a pegar a mamadeira, ela também começa a aprender a ler o mundo”. Já a leitura da palavra é quando “a criança vai para a escola e começa a aprender a palavra”.

Essa leitura do mundo se amplia com o acesso à cultura e à informação. A escola pode ampliar o vocabulário do aluno, pode favorecer que o individuo aprenda outras formas de pensamento, outros conhecimentos e pensamentos, outras ciências. A leitura é fundamental para a sobrevivência do indivíduo. O livro didático é um dos recursos para que o estudante possa expandir seus horizontes.

Para muitos, o gosto pela leitura começa com os livros didáticos, onde os estudantes são introduzidos na história contada em palavras para depois ter a curiosidade e oportunidade de conhecer outros tipos de livros, como os paradidáticos. Esse foi o caso de vários alunos da Cadeia Pública de Tocantinópolis que desenvolveram o gosto pelos livros, na educação de base, depois no projeto “Clube dos Livres”. A leitura trouxe humanização e novas perspectivas de vida. Conheça mais sobre essa história aqui.

marcador(es): Home,Ensino