Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa qualifica empresas tocantinenses para exportação e comércio exterior
Início do conteúdo da página
peiex

Programa qualifica empresas tocantinenses para exportação e comércio exterior

Por Daniel dos Santos| Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h55 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h44

Na quinta-feira (13), o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, reuniu-se com os responsáveis pela aplicação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Tocantins.

O que é o Programa?

O Peiex é um programa federal da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que é supervisionada pelo Ministério de Relações Exteriores. A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) é a agência executora local.

O Peiex é apresentado como uma solução para enfrentar o desafio da Apex-Brasil em inserir novas empresas no esforço exportador brasileiro. Por isso, a agência conta com um programa que prepara empresas não exportadoras para iniciar a comercialização externa de seus produtos de forma planejada e segura.

Atendimentos em Palmas

Segundo informado pelo núcleo local, de fevereiro de 2019 até agora, foram atendidas 42 empresas da cidade de Palmas, entre os 132 clientes prospectados.
A meta é atender 50 empresas até fevereiro de 2021, segundo o monitor do Peiex, Jan Marcel Lacerda, professor da UFT no curso de Relações Internacionais.

Lacerda também é coordenador do projeto de extensão “Relações Internacionais e Comércio Exterior: prospecção de mercados e estudo de inteligência comercial”, pela UFT. Através do projeto, são 10 estudantes do curso de Relações Internacionais atuando junto à FAPTO para aprofundar os estudos de mercado e inteligência comercial para as empresas.

Bovolato avaliou o Peiex como muito interessante para o Estado, e sugeriu a busca por uma agenda junto ao Sebrae, além de apoiar a proposta de um MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais. “Vamos tentar fazer a ponte para divulgação. Porque há uma carência muito grande aqui no Tocantins de profissionais qualificados voltados ao trabalho com exportação. O Tocantins tem um grande potencial para exportação em várias áreas, mas para isso, as empresas precisam estar habilitadas”.

 
Fim do conteúdo da página