Página inicial > Últimas Notícias > Tocantínia terá projeto-piloto do Internato Rural Integrado em Saúde (Iris)
uft social

Tocantínia terá projeto-piloto do Internato Rural Integrado em Saúde (Iris)

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 18h14 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 10h42

Nessa terça-feira (11), no município de Tocantínia, foi realizada uma conferência com representantes de secretarias de Saúde, Educação, e Assistência Social do município, como parte do início do projeto-pilotoi do Internato Rural Integrado em Saúde (Iris), da Universidade Federal do Tocantins. O encontro foi na Câmara de Vereadores da cidade, e contou com a presença de diversas autoridades municipais.

Segundo a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, o Iris torna o contato da Universidade mais próximo dos municípios. "Esse é um projeto que está dentro do 'guarda-chuva' do UFT Social e atende aos eixos de Saúde e Bem-Estar, Educação, e Cidadania e Justiça. É uma atuação transversal, até pela natureza dos cursos envolvidos - além de Medicina, Enfermagem e Nutrição, inovamos ao incluir no processo os cursos de Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Teatro e alguns programas de mestrado", disse Ana Lúcia.

A vice-reitora informou ainda que a perspectiva do Projeto Iris é de atender toda a região denominada como Região Capim Dourado pela Secretaria Estadual de Saúde, e que envolve os municípios da região central do Tocantins como Lajeado, Rio dos Bois, Miranorte, Barrolândia, Tocantínia, Miracema e Palmas.

O diretor do Câmpus de Miracema, André Luiz Augusto da Silva, onde estão os cursos envolvidos nas ações (Educação Física, Serviço Social e Psicologia) diz que "o projeto Iris é uma ação transformadora que a UFT articula através de uma conexão singular com a comunidade e os poderes municipais". Ele acrescenta que a conferência realizada em Tocantínia (como projeto-piloto) teve objetivos de definir as atividades a serem desenvolvidas no município, "considerando inclusive a particularidade indígena presente. Demonstra o compromisso social e a força transformadora de uma Universidade feita para e pelo povo", complementa.

Uma das coordenadoras do Projeto Iris é a professora Eloise Schott, do curso de Nutrição (Câmpus de Palmas). Ela diz que o encontro com gestores, profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e representantes indígenas de Tocantínia foi bem proveitoso. "Na oportunidade explicamos os objetivos e potencialidades do Projeto Iris, ouvimos e fizemos o levantamento das demandas relatadas pelos participantes. Essas demandas serão trabalhadas posteriormente pelos acadêmicos dos cursos envolvidos no projeto", adiantou.

Tanto Ana Lúcia quanto Eloise destacam que as atividades e ações que serão desenvolvidas pelos acadêmicos já deverão ser iniciadas em março. "Estamos esperançosos de que serão ações efetivas e vão mudar a realidade dos municípios envolvidos", diz a vice-reitora, enfatizando que a partir dos resultados das ações em Tocantínia, as atividades do projeto serão estendidas aos outros municípios. Sobre a ação-piloto em Tocantínia, Eloise pontua que com o levantamento feito em mãos, serão marcadas reuniões com os professores responsáveis pelo Iris para o planejamento das estratégias e atividades a serem desenvolvidas no município, a partir de março. "Nossa expectativa é muito boa e, certamente, será uma excelente oportunidade tanto para a UFT quanto para o município de Tocantínia", finalizou.

População beneficiada

O secretário de Educação, André Goveia,  explicou que o  Internato Rural Integrado em Saúde ficará responsável por realizar atividades de desenvolvimento de nutrição, educação, saúde, assistência social e envolverá  cursos da UFT, como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, dentre outros. A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro de Andrade Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da iniciativa que será colocada em prática pelos acadêmicos da UFT, tendo o suporte da Prefeitura de Tocantínia. A secretária também lembrou os benefícios mútuos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população tocantiniense. “Trata-se de uma iniciativa de grande alcance social,  que vai beneficiar  as comunidades índias e não-índias, por isso mesmo é que estamos todos empenhados no sucesso desse projeto”, afirmou a secretária. (Com informações da Prefeitura de Tocantínia)

Confira imagens dos encontros do Iris em Tocantínia:

Fotos: Miriam Almeida/Câmpus de Miracema e Edvaldo Xerente (Prefeitura de Tocantínia/Divulgação)