Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de estudos mímicos e de contadores de histórias participam de sarau na APAE de Porto
Início do conteúdo da página
arte

Grupos de estudos mímicos e de contadores de histórias participam de sarau na APAE de Porto

Por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 15h41 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 16h15

Integrantes do Binquí (Grupo de Contadores de Histórias) e do NEM (Núcleo de Estudos Mímicos e Teatro Gestual) participaram, na quarta-feira (18), de um sarau na Escola Especial Mãe Tia Eulina Braga (APAE), em Porto Nacional. Ambos os grupos são projetos de extensão vinculados ao Curso de Teatro do Câmpus de Palmas e coordenados pela professora Renata Ferreira. Pantomimas clássicas e contos de Marina Colasanti foram apresentados pelos integrantes dos projetos aos alunos da APAE, que também partilharam sua arte com os grupos da UFT. 

"A potência da arte na experiência da alteridade"

Segundo a professora Renata, a ação de extensão na Apae abre possibilidades de pesquisas entre o Curso de Teatro da UFT e escolas de educação especial. "Nossos estudantes participantes dos projetos puderam se aproximar do universo da educação especial e perceber a potência da arte na experiência da alteridade. Todos temos a ganhar com essa troca", destacou Renata. Agora, a ideia é receber o grupo da APAE na Universidade, para estreitarem laços e fomentar pesquisas e aprendizagens.  

Nayara Lopes Botelho, professora da Apae e organizadora do sarau, se mostrou satisfeita com o resultado do encontro. "Foi exatamente a experiência que gostaria de proporcionar aos meus alunos. Eles adoraram!", afirmou ela. 

Sobre os projetos 

O Binquí é um projeto de extensão selecionado pelo Edital UFT em Movimento 2019, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Promove a experimentação criativa por meio da contação de histórias, favorecendo a escuta, a expressão e a experiência da alteridade.

Já o NEM é uma ação de extensão realizada em parceria com a Ulbra. Abrange processos pedagógicos e criativos, envolvendo o teatro, a educação e práticas que trabalham o corpo e a expressão a partir da mímica.

Para acompanhar as novidades sobre os projetos - inclusive a abertura de inscrições para novos participantes -, basta acompanhar o Binquí e o NEM pelo Instagram. A professora Renata também pode ser seguida pelo Instagram - onde costuma compartilhar trabalhos, cursos, oficinas - e por seu site profissional

 

 
registrado em:
marcador(es): Teatro,Extensão,Home
Fim do conteúdo da página