Página inicial > Últimas Notícias > UFT alcança nota 4 no Índice Geral de Cursos, segundo o Inep
CRESCIMENTO

UFT alcança nota 4 no Índice Geral de Cursos, segundo o Inep

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 19h33 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h55

IGC 4 (Arte Sucom)A Universidade Federal do Tocantins subiu sua nota no Índice Geral de Cursos (IGC) para a faixa 4 (o indicador vai até 5), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Instituto divulgou, nesta quinta-feira (12), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018. Confira os dados no site do Inep.

Segundo o Instituto, nesta edição estão sendo divulgados o IGC de 2.052 instituições de ensino superior (IES). A UFT junta-se a outras 437 instituições cujos índices estão na faixa 4 (o grupo representa 21,3% do total de IES avaliadas). No Tocantins, foram avaliadas 20 IES, entre públicas (5) e privadas (15). As faixas no IGC vão até o máximo de 5.

A UFT figura em primeiro entre as universidades do Estado, com 52 cursos de graduação avaliados com CPC no triênio divulgado. A Unitins (faixa 3, com 19 cursos avaliados) e a Unirg (faixa 2, com 15 cursos avaliados) vêm em seguida na avaliação.

Fortalecimento das ações de educação

O reitor, Luís Eduardo Bovolato, ressalta que a UFT tem se desenvolvido e avançado em vários rankings de desempenho de gestão e também nesse, agora, acadêmico. "É um trabalho forte que vem sendo feito pela Prograd, mas envolve outras pró-reitorias numa ação coletiva de fortalecimento das ações de educação, fortalecimento pedagógico, melhor orientação e apoio às coordenações de curso e Núcleos Docentes Estruturantes, estruturação da graduação, enfim, é um contexto e arcabouço institucionais que culminam com o melhor desempenho dos cursos e refletem nesse conceito 4 do IGC", pondera o reitor.

Segundo Bovolato, para 2020 a intenção é concentrar mais esforços nas ações de fortalecimento. "Do ponto de vista institucional, acredito que 2020 será um ano que atuaremos mais fortemente nesse apoio aos cursos, visando seu melhor desempenho, passando por melhorias em todas as dimensões discentes. Quem sabe, ao final do próximo ano, não teremos um IGC 5? Seria fantástico para todos nós!".

CPC

O Inep divulgou também índices relativos ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cursos avaliados em 2018. Receberam índices na faixa 4 os cursos de Tecnologia em Logística (Araguaína), Direito (Palmas), Jornalismo (Palmas) e Administração (Palmas); com índices na faixa 3 figuram os cursos de Serviço Social (Miracema) e Ciências Econômicas (Palmas). Os cursos de Administração Pública e Ciências Contábeis figuram no levantamento com índices na faixa 2.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

What do you want to do ?
New mail
marcador(es): Reitoria,Prograd,Home