Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão lança nesta sexta (29) livro de poesia sobre as quebradeiras de coco
SÍTIO NOVO DO TOCANTINS

Por Bárbara Maciel (Proex) | Supervisão: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h14 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h38

Professor Milton Teixeira e estudantes envolvidos no projeto de extensão (Foto: Divulgação)Professor Milton Teixeira e estudantes envolvidos no projeto de extensão (Foto: Divulgação)

A partir das 19h desta sexta-feira, no ginásio de esportes do povoado Olho D´Água, em Sítio Novo do Tocantins (Extremo Norte do Estado), ocorre o lançamento do livro de poesias "Dona Raimunda do Coco, uma palmeira em nossas vidas". A obra é o produto final do projeto de extensão de mesmo nome, que é um dos contemplados no edital de Premiação de Atividades de Arte e Cultura - Dona Raimunda Quebradeira de Coco, da Pró-reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex/UFT).

O lançamento ocorre dentro da programação do I Sarau Ecológico Integral-Artístico-Literário. O projeto de extensão tem como um dos objetivos a ampliação da visibilidade e a valorização da luta popular camponesa. Além do lançamento do livro de poesia, ocorrerão outras atividades como a apresentação do vídeo "Preta: uma quebradeira, muitas histórias de vida", sarau poético, danças, falas de representantes de movimentos sociais e apresentação da peça teatral "Direito à Vida, direito de todos/as!".

As atividades enfatizam as principais bandeiras do movimento extrativista encabeçado pelas quebradeiras de coco babaçu, que são fortes defensoras dos direitos humanos nas regiões do Pará, Maranhão e Tocantins, por meio do movimento interestadual das Quebradeiras de coco babaçu, criado em 1991. O movimento conquistou a implementação da Lei do Babaçu Livre, que proíbe a derrubada indiscriminada dos babaçuais, preservando a fonte básica de renda das quebradeiras de coco, bem como sua tradição e equilíbrio do meio ambiente. Porém, essas e outras conquistas estão sendo ameaçadas pela expansão da monocultura do eucalipto, soja, cana, e a criminalização ostensiva do direto dos defensores dos direitos humanos.

Sobre o projeto

O professor Milton Teixeira idealizou e coordena o projeto de extensão com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esses direitos e a importância de se preservar essa cultura e tradição. O projeto Dona Raimunda do Coco, uma Palmeira em Nossas Vidas, realiza atividades com alunos de ensino médio, filhos e netos de quebradeiras de coco babaçu, da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, do povoado Olho D’agua do Coco, município de Sítio Novo do Tocantins.

As ações do projeto foram executadas em duas etapas - uma de Formação e Pesquisa, onde foram estudadas bibliografias de personalidades locais e regionais de luta popular (Dana Raimunda e Padre Josimo Tavares),  Lei do BabaçuLivre, impactos socioambientais e culturais nos territórios tradicionais e apresentação de vídeos temáticos; a segunda etapa foi composta pela publicação literária, de um livro de poesia feito pelos alunos, que enfatiza a luta popular e camponesa por meio das informações  que foram coletadas durante as pesquisas e estudos.

Confira a programação completa:

I Sarau Ecológico Integral-Artístico-Literário
Dona Raimunda do Coco, uma palmeira em nossas vidas

Local: Ginásio de Esportes do Povoado Olho D’água do Coco, Sítio Novo do Tocantins
Data: 29/11/2019

19h00 – Abertura
19h15 – Grito pela Vida (fala dos movimentos sociais/representantes governamentais)
19h15 – Coreografia – Dança da Vida
19h30 – Apresentação de Vídeo – Preta: Uma quebradeira, muitas histórias de vida
19h45 – Momento Autográfico / Lançamento do livro "Dona Raimunda, uma Palmeira em nossas vidas")
20h15 – Sarau Poético
20h30 – Celebração Litúrgica (padre Rusio)
21h00 – Peça Teatral – Direito à Vida, Direito de todos/as!
21h30 – Apresentação do vídeo Tudo está interligado

marcador(es): Proex,Extensão,Home