Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Filosofia do Programa de Residência Pedagógica se destaca em trabalho desenvolvido em Escola da Rede Estadual
Educação

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 14h50 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h46

Com o objetivo de experimentar caminhos e criar alternativas metodológicas para o Ensino de Filosofia na Educação Básica e usar a tecnologia como instrumento metodológico, os alunos e professores do curso de Filosofia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica, realizaram junto aos alunos do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas, a produção de vídeos utilizando à temática “ética”. A ideia foi tão bem aceita que os alunos produziram 20 curtas que foram inscritos no IV Festival de Cinema “Você na Tela”, destes, oito passaram pela seleção do festival, e três foram premiados.

Alunos que participaram da produção dos curtas vencedores do festival foram homenageados pela Secretaria de Educação do Tocantins. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TOAlunos que participaram da produção dos curtas vencedores do festival foram homenageados pela Secretaria de Educação do Tocantins. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TO

Os vídeos produzidos trabalharam temas como violência contra a mulher, valores, preconceito, racismo, suicídio, morte e corrupção. Temas que foram orientados pela professora da escola Cláudia Rezende Monteiro, pensados e desenvolvidos juntamente com os residentes do Núcleo de Filosofia da UFT, sob coordenação do professor Paulo Sérgio Gomes Soares.

Os resultados alcançados se devem ao trabalho desenvolvido pelos residentes do núcleo de Filosofia do Programa Residência Pedagógico com os alunos, que durante um ano trabalharam com eles problemáticas contemporâneas que permeiam as suas vidas e precisam ser alvo de reflexão crítica.

Apresentação dos curtas em homenagem realizada pela Seduc-TO. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TOApresentação dos curtas em homenagem realizada pela Seduc-TO. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TO

Para o professor da UFT e coordenador do Núcleo, Paulo Soares, o projeto do núcleo de Filosofia do Programa Residência Pedagógica da UFT visa a formação de professores de Filosofia com foco na prática docente e criação de metodologias alternativas para o Ensino de Filosofia. “Seguimos as diretrizes do Projeto Institucional de Residência Pedagógica, cuja finalidade é proporcionar um ambiente e um clima para (re)pensar os estágios, as práticas pedagógicas e a formação de professores na UFT e no estado do Tocantins”, explica.

Festival de Cinema

Prêmio recebido pelos alunos. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TOPrêmio recebido pelos alunos. Foto: Marcio Vieira/ Seduc-TOO Você na Tela aconteceu no mês de outubro em Palmas, sendo uma realização da Fundação Cultural de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e teve a finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Da produção dos alunos do Colégio Estadual, o curta ‘Violência contra a Mulher’ recebeu o prêmio em duas categorias: Melhor Filme de Escola e Prêmio Especial do Júri da Crítica. Já o curta “Racismo” levou o prêmio máximo do festival – o Prêmio das Produtoras - e ganhou uma releitura profissional, chamada Prêmio das Produtoras. A refilmagem tem como objetivo valorizar a história criada pelos estudantes e ampliar a qualidade técnica da produção amadora. Após essas alterações, o filme terá qualidade suficiente para participar de festivais de cinema e mostras estudantis em todo o Brasil.

As produtoras responsáveis pelo prêmio são: MZN Filmes, Spatium Produtora de Audiovisual, Zyon Studio , SuperOito Audiovisual, Kza Cine Escola de Audiovisual e Núcleo de Produção Digital – Isabel Auler – UFT.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia