Página inicial > Últimas Notícias > A ética do cuidado é tema de diálogo sementes no HDT-UFT
PALESTRA

A ética do cuidado é tema de diálogo sementes no HDT-UFT

Por Daianni Parreira (HDT/UFT) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 10h01 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 16h14

A ética do cuidado é tema de palestra no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)A ética do cuidado é tema de palestra no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)

Profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reuniram-se na última sexta-feira (22) para debaterem sobre o tema “A ética do cuidado”, por meio de um “diálogo sementes” conduzido pela professora da UFT, Thelma Borges. A unidade de saúde fica no município de Araguaína (TO) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas.

A ação foi idealizada pelo Serviço Social e teve como objetivo fazer com que a equipe do hospital reflita que cuidar de outras pessoas é cuidar de si mesmos, pensar na própria personalidade, em quem se é, o que se espera da vida para saber se o próprio trabalho e se esse outro com quem ele vive no trabalho tem relação com suas expectativas e do que é importante para si.

Na ocasião, a professora explicou que a ideia é pensar que o que somos hoje é fruto de uma história de vida, aquilo que somos desde pequenos e viemos construindo até os dias de hoje, nesse sentido seria esperado que a gente tivesse desenvolvido hoje enquanto seres adultos, uma série de características de personalidades que nos instrumentalizasse a lidar com os problemas da vida, do cuidado ao próximo, com as relações afetivas, e as relações amorosas.

Porém, segundo a palestrante, “o que se vê é que nem todo mundo, ou uma boa parte da população não conseguiu desenvolver vários aspectos psicológicos, e o aspecto do cuidado tem relação com o desenvolvimento do que a gente chama de personalidade ética, então se você não desenvolveu sua personalidade ética, você não vai ver importância em cuidar de um estranho, então boa parte da população brasileira não tem isso como uma ferramenta psicológica, por isso tanto narcisismo, tanta individualidade, uma incapacidade de pensar coletivamente”, disse.

Thelma é graduada em Psicologia, tem mestrado em Educação e é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Atualmente atua na Universidade Federal do Tocantins, trabalha no colegiado do curso de Letras e do curso de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em desenvolvimento humano e vulnerabilidade social.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,HDT,PPGDire,Home