Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT participa de audiência pública no Senado Federal
Início do conteúdo da página
Arraias

Professora da UFT participa de audiência pública no Senado Federal

Por Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 09h16 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h19

 Mesa:    procurador regional do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira;    desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Paulo Regis Machado Botelho;    presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);    professora e pesquisadora, Angela Teberga de Paula.        Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A professora e pesquisadora da UFT, no Câmpus de Arraias, Angela Teberga de Paula, foi uma das convidadas para participar da audiência pública no Senado Federal, que debateu as condições de trabalho, inclusive mortes de tripulantes brasileiros.

O evento foi organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e contou com outros quatro convidados. A dificuldade de aplicação da lei brasileira a infrações trabalhistas em navios de cruzeiros, impedindo a punição quando os empregadores são estrangeiros ou o trabalho se dá em águas internacionais, foi a preocupação apresentada pelos participantes nesta segunda-feira (25)

A professora Angela apresentou pesquisa sobre as condições de trabalho em cruzeiros marítimos. Segundo os números que apresentou, 93% dos tripulantes dão expediente sete dias por semana, em jornadas semanais que chegam a ultrapassar 80 horas. Além disso, 74% sentem ameaças à sua saúde e à sua segurança no navio.

— O trabalho adoece e, no limite, pode levar a óbito. Não somos maniqueístas quanto ao turismo de cruzeiro. A ideia é problematizar a qualidade dos empregos que que está sendo oferecido a esses trabalhadores – observou, associando a limitação da jornada de trabalho ao direito à saúde do trabalhador. 

Mais detalhes sobre a audiência você confere na matéria da Agência Senado. (Com informações da Agência Senado)

registrado em:
marcador(es): Arraias,Home
Fim do conteúdo da página