Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado neste sábado (23)
CELEBRAÇÃO

Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado neste sábado (23)

Por Thuany Gonçalves e Samuel Lima | Publicado: Sábado, 23 de Novembro de 2019, 00h05 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h22

(Arte: Job/Sucom)

Neste sábado, 23 de novembro, comemora-se o Dia da Engenharia Elétrica no Brasil. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso existe desde 2007 e tem uma duração de cinco anos. A criação do curso tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, desenvolver projetos e gerir sistemas elétricos com qualidade técnica, além de atender a forte demanda no Estado.

Atualmente o curso conta com nota 4 em um ranking do MEC que vai até 5. A graduação incentiva a busca constante de meios para os alunos se aperfeiçoarem e expandirem seus conhecimentos visto que energia elétrica é algo essencial e indispensável para a existência, conforto e evolução humana.

A coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Priscila da Silva Oliveira, destaca que este ano o curso completou 10 anos e promoveu uma semana acadêmica especial, preparada pelos alunos. "Nos últimos anos o curso passou por grandes e boas mudanças, com maior aproximação entre professores e alunos; um novo Projeto Pedagógico está sendo finalizado com uma grade curricular atualizada, pensando nos desafios que o profissional da área terá que enfrentar". De acordo com a coordenadora, com esforço de todos (gestão superior, direção do Câmpus, coordenação, professores e discentes) o curso conseguiu subir a nota Enade de 2 para 4, e na avaliação presencial do MEC também ficou com nota 4. "Temos um curso de qualidade, com docentes altamente capacitados, que formam profissionais qualificados para o mercado de trabalho", pontua a coordenadora.

O curso dispõe de diversas entidades, com focos diferentes, para que o acadêmico possa aprimorar e agregar mais conhecimento na sua área de afinidade, visando aprenderem na prática um pouco sobre as áreas, realizar pesquisas, e publicações em congressos, se preparar para o mercado de trabalho e buscar mais informações além do que é dado em sala de aula.

Para a estudante de Engenharia Elétrica, Faronak Kharaghani, a área é considerada uma das mais fundamentais para o bom funcionamento da sociedade. "Sem o trabalho dos engenheiros eletricistas não teríamos acesso à energia, ficaríamos sem luz, impossibilitados de navegar na internet, usar a geladeira ou ligar um ar-condicionado, coisas simples no nosso dia-a-dia não poderiam ser possíveis", destaca.

O Engenheiro Eletricista terá formação para atuar em diferentes áreas: desenvolvimento de novos equipamentos elétricos e eletrônicos; planejamento de sistemas de energia – geração, transmissão, distribuição e processamento; automação, controle e projetos de instalações elétricas de processos industriais, comerciais e residenciais.

Curiosidade

A data é emblemática, graças a Theodomiro Santiago, o homem responsável pela inauguração de um dos primeiros cursos de Engenharia Elétrica no Brasil e na América do Sul, em 1913. Durante muitos anos, entre os séculos XVII e XIX, a profissão foi vista como uma vertente da Física, até que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade Cornell, ambas nos Estados Unidos, foram as pioneiras em ofertar o primeiro curso de Engenharia Elétrica no mundo, em 1885.

marcador(es): Engenharia Elétrica,Home