Página inicial > Últimas Notícias > Conferência começa a delinear a Política de Extensão para a UFT
PROEX

Conferência começa a delinear a Política de Extensão para a UFT

Por Samuel Lima e Rosiene Cardozo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h06

Conferência foi realizada no Cuica, no Câmpus de Palmas (Foto: Rosiene Cardozo/Sucom)Conferência foi realizada no Cuica, no Câmpus de Palmas (Foto: Rosiene Cardozo/Sucom)Com a intenção de promover o debate democrático e a construção coletiva da concepção da extensão pretendida para a UFT, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) promoveu na manhã desta sexta-feira (22) a I Conferência de Extensão, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas.

A programação teve início às 8h e reuniu estudantes, técnicos administrativos e docentes e também representantes da comunidade externa à UFT. As atividades foram realizadas com palestra sobre a relação da universidade com a sociedade, divisão dos participantes em grupos de trabalho (GTs) e uma plenária final - por volta do meio-dia, com o resultado das discussões nos GTs em torno das temáticas propostas, quais sejam:

• Impacto e transformação social da ação de extensão
  • Extensão Universitária e as políticas públicas
  • A UFT em diálogo com os movimentos sociais
  • Atendimento à produção e difusão cultural relevante para a afirmação regional e nacional
  • Articulação da Extensão Universitária / UFT com o Setor Produtivo
  • A extensão e o cumprimento da agenda 2030 (ODS)
  • A extensão como instrumento de indução do desenvolvimento socioeconômico locao, regional e nacional: extensão tecnológica e as TS
  • Acordos, convênios, contratos e o relacionamento com as fundações de apoio
Universidade e Sociedade envolvidas

A pró-reitora Maria Santana Milhomem explica que "a Conferência é muito importante porque não só a universidade, mas membros da comunidade interna e de outros setores da sociedade estão envolvidos. Extensão é justamente Universidade na Sociedade e a Sociedade na Universidade. Então, esse evento é extremamente importante porque marca realmente a extensão da UFT e das outras universidades participantes".

Ainda de acordo com a pró-reitora, a política de extensão começa a ganhar forma a partir da Conferência e das contribuições que já haviam sido tomadas nos câmpus da UFT. "Agora vamos fazer o trabalho de condensar todas as discussões - com um GT que será formado com professores e extensionistas. Isso ocorrerá ainda em 2019. Para 2020 deveremos fazer uma consulta pública com esse material condensado para, só após essa devolutiva à sociedade, trazer para o Conselho Universitário uma proposta de Política de Extensão, com a participação de todos", explicou.

Confira, em fotos, como foram as atividades da Conferência:

marcador(es): Proex,Extensão,Home