Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Internato levará saúde e educação para municípios a partir de 2020

Programa de Internato levará saúde e educação para municípios a partir de 2020

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h05 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 16h25

A UFT lançou, nesta quinta-feira (14), no Câmpus de Miracema, o programa Internato Integrado em Saúde (Iris). O Iris integra os três internatos que já ocorrem de forma individual nos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. Além disso, se encaixa em dois eixos do programa UFT Social: Saúde e Qualidade de Vida; e Educação e Cultura.

A vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, explica os resultados esperados para esta integração: "Uma proposta de orientar as pessoas quanto à prevenção de doenças e não no modelo curativo de quando o problema de saúde já se manifestou".

O Iris levará atividades de estudantes de sete cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Teatro e Educação Física, além do Mestrado em Serviço Social. E será feito em parceria com as prefeituras dos municípios de Miracema, Lajeado, Miranorte, Tocantínia, Rio dos Bois, Barrolândia e Guaraí.

O secretário de Administração do município de Rio dos Bois, Olívio Francisco, afirmou que o Iris é uma iniciativa louvável e espera que com isso, fortaleça a quebra de paradigmas. "Muitas vezes a população sente que os profissionais se formam na Universidade pensando apenas em suas carreiras. E com esse programa, a Universidade tá trazendo os estudantes para trabalhar e conviver com as pessoas da comunidade, dos lugares que realmente precisam".

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, afirma que são cursos de saúde e de educação, áreas que têm apelo natural para a extensão. "A extensão aproxima toda a sociedade da Universidade e de forma dialógica: os saberes se conectam daqui para ali e de lá para cá".

Outro ponto destacado por Maria Santana é como a extensão completa a formação do estudante. "É um processo formativo para a comunidade, que será capacitada pelos estudantes. E para o estudante da área de saúde, se ele conclui sua formação sem a experiência da extensão, ele tem uma formação inadequada e vai encontrar mais dificuldades no exercício de sua profissão".

O lançamento teve a presença de prefeitos e representantes dos municípios que serão beneficiados com a parceria no projeto Iris.

Proposta

A proposta da UFT é iniciar o “projeto piloto” no mês de fevereiro de 2020, nos municípios de Miracema, Lajeado, Miranorte, Tocantínia, Rio dos Bois, Barrolândia e Guaraí. Posteriormente, levando para as cidades de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Aurora.

O projeto terá duração de dois anos, com início para 2020 e término em 2022. Ao final, haverá uma avaliação para verificar se houve melhoria nos indicadores de saúde, assistência social, educação e bem-estar das comunidades.

O programa Iris será realizado em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos e com parlamentares que desejarem aportar recursos de emenda orçamentária para tal finalidade.

UFT Social

O projeto faz parte do programa UFT Social, que objetiva a inserção da Universidade no contexto regional para contribuir com o desenvolvimento do Tocantins, sendo constituído por seis grandes temas transversais: Saúde e bem-estar, educação e cultura, cidadania e justiça, empreendedorismo e inovação, agricultura e meio ambiente e governança pública.

Conheça os principais objetivos do Internato Integrado em Saúde

🔹 Melhorar a formação dos acadêmicos considerando as vivências e as práticas como elementos fundamentais deste processo;
🔹 Promover ações educativas na comunidade que busquem melhorar a qualidade de vida e os indicadores de saúde, assistência social e educação dos municípios;
🔹 Agregar os acadêmicos à comunidade com o propósito de formar cidadãos profissionais com práticas humanizadas na defesa dos direitos sociais;
🔹 Contribuir com a oferta dos serviços à comunidade que possam melhorar as políticas sociais municipais;
🔹 Cooperar para a fixação destes futuros profissionais nos pequenos municípios do Tocantins.

marcador(es): Miracema,Home