Página inicial > Últimas Notícias > UFT discute inovação pedagógica nos dias 26 e 27 de novembro
ENSINO

UFT discute inovação pedagógica nos dias 26 e 27 de novembro

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 13h15 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h31

Se o mundo à volta da sala de aula é tão atrativo, por que dentro dela não pode ser também? Como adequar o modelo de educação para responder às demandas da sociedade contemporânea? Reflexões como essas fazem parte do I Encontro de Inovação Pedagógica da UFT, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Câmpus de Palmas.

O evento é aberto para toda comunidade acadêmica e objetiva estimular a discussão sobre as novas Práticas Pedagógicas e de Gestão Universitária que servirão de orientação para a discussão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A vice-reitora da Universidade, Ana Lúcia Medeiros, explica que a ideia desse encontro surgiu a partir do diagnóstico do fluxo da graduação, realizado em 2012, avaliando índices como formatura, evasão, retenção e permanência. “Percebemos que o fluxo da graduação depende de variáveis internas e externas à instituição. O Encontro vem para buscar alternativas para melhorar os indicadores da graduação,  por meio de práticas inovadoras que possam otimizar quesitos como a oferta de disciplina, flexibilização de currículos, questões metodológicas, apoio pedagógico para alunos e tantas outras possibilidades”, afirma Ana Lúcia.

Para tanto, as discussões do Fórum seguirão estas linhas: metodologia de ensino, avaliação de cursos, estrutura e conteúdo curricular, avaliação de programas e formação acadêmica de assistência estudantil, ingresso na UFT, egresso na UFT e internacionalização.

Diferencial

Outros dois pontos destacados pela vice-reitora sobre o evento, é o caráter inovador do mesmo, já que o PDI da universidade será construído a partir das discussões desses encontros; e haverá proposição de metas para melhorar os índices. As metas a serem estabelecidas serão para aumentar o índice de formatura, índice de evasão, taxa de permanência, entre outros.

As pró-reitorias de Graduação de Avaliação e Planejamento da UFT, organizadoras do evento, destacaram que pensar em inovação na educação parece, hoje, ser um dos caminhos mais indicados para se mudar a cultura educacional do país, tornando-a mais acessível e efetiva, levando uma experiência mais significativa aos alunos. E é neste sentido que a UFT pretende refletir sobre a inovação e as mudanças nos processos educacionais e incorporar essas novas práticas em seu PPI.

Dia 26/11/2019

08h - Abertura do evento.

08h30 - PDI de 2021 a 2028: Uma grande oportunidade de Inovação Acadêmica

Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo

09h - Projeto Pedagógico Institucional: Contexto e perspectivas

Profª Dr.ª Vânia Maria de Araújo Passos

09h30 - Projeto Pedagógico Institucional: Diálogo, compromisso e inclusão

Prof. Dr. Frank Leonardo Casado.

14h - Construção do PPI: Apresentação dos trabalhos dos GTs

16h30 - Café