Página inicial > Últimas Notícias > Encontro com debate sobre os Quilombolas Kalunga começa nesta quinta (14)
Arraias

Encontro com debate sobre os Quilombolas Kalunga começa nesta quinta (14)

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 08h00 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 10h43

Festa no Quilombo (Kaled Sulaiman Khidir / Divulgação)

Com o tema sobre Relações Étnico-raciais, Direitos Humanos, Resistências: comunidades quilombolas frente ao atual cenário político, econômico e social, ocorre entre os dias 14 a 16 de novembro o IV Encontro de Pesquisadores sobre Quilombolas Kalunga, no Câmpus de Arraias da UFT. As inscrições podem ser feitas aqui.

O Encontro visa estabelecer conexões entre os quilombolas, pesquisadores e pesquisas sobre as temáticas dessas comunidades, com a perspectiva de fortalecimento do conhecimento científico, dos saberes populares dos povos tradicionais e, principalmente, aproximar e consolidar ações de pesquisadores nas lutas e nas causas destas populações.

De acordo com um dos organizadores, professor Kaled Sulaiman, o IV Encontro é uma continuidade dos outros eventos realizados em 2011, 2015 e 2017. “Inicialmente promovido pela Universidade Federal de Goiás ganhou a adesão da Rede Kalunga e conta com pesquisadores de diferentes universidades, instituições, institutos e comunidades tradicionais. Considerando que o evento possibilita socializar a produção do conhecimento sobre as comunidades quilombolas Kalunga e, nesta edição, ampliar para as demais comunidades quilombolas das regiões do nordeste goiano e sudeste tocantinense”, explica.

Confira a programação (atualizada em 31out19) e logo mais abaixo um perfil dos palestrantes e convidados.

Programação (atualizada em 31out19)Programação (atualizada em 31out19)