Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT lança projeto de Internato Integrado em Saúde nesta 5ª em Miracema
Início do conteúdo da página
Iris

UFT lança projeto de Internato Integrado em Saúde nesta 5ª em Miracema

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 11h00 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 15h56

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lança, nesta quinta-feira (14), às 14h, no auditório do Câmpus Warã em Miracema, o projeto de Internato Integrado em Saúde (Iris). O objetivo do projeto é envolver os acadêmicos na realidade social dos municípios para que, em associação com outros profissionais, realizem ações de saúde, assistência social e educação para a comunidade junto às políticas públicas e sociais.

O Iris irá agregar sete cursos de graduação da UFT: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Teatro e Educação Física, além do Mestrado em Serviço Social, possibilitando aos alunos atividades de prática orientada para a promoção da saúde da comunidade, nos municípios do Tocantins.

O projeto ocorrerá por meio de estágios ou atividades de extensão dentro das unidades de saúde, ou no contato direto com a comunidade: em suas casas, associações, serviços sociais e escolas.

Para a vice-reitora da UFT e uma das idealizadoras do projeto, Ana Lúcia de Medeiros, o projeto Iris é importante no sentido de preparar os alunos para vivenciarem diferentes realidades nos municípios do Tocantins, buscando formar os acadêmicos na perspectiva das dimensões humana, pedagógica, social e política, orientada para a promoção da saúde da comunidade. “As experiências diárias que esses alunos terão com a comunidade contribuirão para a formação de um sujeito multidimensional e capaz de compreender a realidade a partir dos elementos complexos que a constitui”, explica.

Proposta

A proposta da UFT é iniciar o “projeto piloto” no mês de fevereiro de 2020 nos municípios de Miracema, Lajeado, Miranorte, Tocantínia, Rio dos Bois, Barrolândia e Guaraí. Posteriormente, levando para as cidades de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Aurora.

O projeto terá duração de dois anos, com início para 2020 e término em 2022. Ao final, haverá uma avaliação para verificar se houve melhoria nos indicadores de saúde, assistência social, educação e bem-estar das comunidades.

O programa Iris será realizado em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos e com parlamentares que desejarem aportar recursos de emenda orçamentária para tal finalidade.

UFT Social

O projeto faz parte do programa UFT Social que objetiva a inserção da universidade no contexto regional para contribuir com o desenvolvimento do Tocantins, sendo constituído por seis grandes temas transversais: Saúde e bem-estar, educação e cultura, cidadania e justiça, empreendedorismo e inovação, agricultura e meio ambiente e governança pública.

Conheça os principais objetivos do Internato Integrado em Saúde

🔹 Melhorar a formação dos acadêmicos considerando as vivências e as práticas como elementos fundamentais deste processo;
🔹 Promover ações educativas na comunidade que busquem melhorar a qualidade de vida e os indicadores de saúde, assistência social e educação dos municípios;
🔹 Agregar os acadêmicos à comunidade com o propósito de formar cidadãos profissionais com práticas humanizadas na defesa dos direitos sociais;
🔹 Contribuir com a oferta dos serviços à comunidade que possam melhorar as políticas sociais municipais;
🔹 Cooperar para a fixação destes futuros profissionais nos pequenos municípios do Tocantins.

 

Fim do conteúdo da página