Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão “Bambas do Cerrado” promove fortalecimento da identidade cultural e social
PROEX

Por Bárbara Maciel | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 10h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 10h42

Com o intuito de fortalecer a identidade cultural, social e promover espaços para difusão e acolhimento da cultura afro-brasileira, o projeto de extensão “Bambas do Cerrado”, dirigido pelo Professor Vilmar Alves Medrado, vulgo Mestre Assanhado, um dos selecionados no edital de Premiação de Atividades de Arte e Cultura “Dona Raimunda Quebradeira de Coco”, realiza atividades em Crixás do Tocantins.

O projeto busca difundir a capoeira como método sócio-político-cultural de trocas de saberes e de promoção da participação popular para a transformação social, com valores universais de justiça, liberdade e dignidade humana. A ação propõe atividades práticas e teóricas com crianças, jovens, adultos e idosos, em diversos pontos da cidade de Crixás do Tocantins.

Foram realizadas oficinas de Capoeira com pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de aulas práticas e teóricas, trabalhando habilidades de memória e motoras, como flexibilidade, equilíbrio, força, ensinamentos sobre valores universais, como honestidade, ética, justiça, tolerância e respeito. São realizadas palestras com  mestres professores de capoeira, estudiosos da cultura afro-brasileira, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o tempo em que praticam suas manifestações.  Busca-se sensibilizar o poder público, o empresariado e a sociedade em geral sobre a importância da capoeira como instrumento de elevação da auto-estima, inclusão social e contribuir com a formação cultural de crianças e adolescentes de baixa renda.

As atividades foram realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, na escola municipal Pery Marques (Crixás), com o Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Escola Estadual Olavo Bilac (Crixás), além de um intercâmbio em Palmas, na escola de Tempo Integral Santa Bárbara. Essas ações já apresentaram resultados positivos, pois possibilitaram a ampliação do universo técnico e cultural da capoeira e contribuir para o desenvolvimento de potencialidades e habilidades, por meio das ações pautadas na técnica e teoria.

marcador(es): Proex,Home