Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFT é escolhido presidente do Fórum de Reitores da Região Amazônica
protagonismo

Reitor da UFT é escolhido presidente do Fórum de Reitores da Região Amazônica

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 13h00 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 14h33

Nesta segunda-feira (11), a UFT recebeu a II Reunião do Fórum de Reitores da Região Amazônica. Durante o evento, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, foi eleito presidente do Fórum da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – Região Amazônica.

Pautas da reunião

As pautas de discussão envolveram a mobilização de parlamentares em apoio aos projetos das instituições, avaliação da missão à Alemanha e aprovação da Carta de Palmas, documento construído coletivamente para nortear o grupo.

Os reitores das outras instituições também puderam conhecer ferramentas utilizadas pela gestão da UFT tidas como boas experiências na administração da Universidade. O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemus, apresentou o sistema Naus, que é o sistema de gerenciamento organizacional da UFT. O pró-reitor de Administração e Finanças (Proad), Jaasiel Lima, apresentou a ferramenta que a UFT utiliza para a transparência.

Participaram da reunião os seguintes reitores: Marcel Botelho (UFRA), Margarida Cunha (UFAC), Emmanuel Tourinho (UFPA), Hugo Diniz (UFOPA), Jefferson do Nascimento (UFRR), Maurílio Monteiro (Unifesspa), Sylvio Ferreira (UFAM). Somente os reitores das universidades federais do Maranhão e do Mato-Grosso se ausentaram.

UFT na liderança do Fórum

Durante a reunião, Luís Eduardo Bovolato foi escolhido pelos seus pares como presidente do Fórum da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – Região Amazônica. Bovolato é reitor da UFT desde 2017, já foi vice-reitor e esteve como diretor do câmpus da UFT em Araguaína, por 8 anos.

O reitor disse que, além de fortalecer as relações institucionais da região norte, estabelecer cooperação e discutir demandas que são comuns, estar à frente do Fórum é uma vitrine para a UFT. “A gente espera ser bastante propositivo. Trazer para a UFT aquilo que teve bons resultados nas outras instituições, mas também compartilhar aquilo que consideramos como boas soluções”.

A vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, apontou suas considerações a respeito da nova função de Bovolato. "Pelo trabalho que tem realizado, tenho certeza de que fará um trabalho muito bom e de respeito”.

marcador(es): Reitoria,Home