Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos inicia-se com foco na internacionalização
Início do conteúdo da página
evento

XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos inicia-se com foco na internacionalização

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 12h40 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 12h40

A XV Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos e o II Congresso Tocantinense de Ciência e Tecnologia de Alimentos se iniciaram nesta segunda-feira (04) e segue até dia 8 de novembro.

O tema desta edição do evento é Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: Bases para o futuro da indústria de alimentos. A programação conta com nove palestras, oito minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

Palestra Internacional

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Tocantins (Fapt), o reitor da UFT Luís Eduardo Bovolato elogiou a organização pela perspectiva da busca pela internacionalização ao trazer o pesquisador mexicano Javier Arrizon, do Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco (Ciatej).

Em sua palestra de abertura do evento, Javier Arrizon apresentou o potencial das fermentações tradicionais como fontes de novas enzimas para alimentos funcionais. A pesquisa é realizada através da Unidad de Biotecnologia Industrial, em Jalisco, mas Arrizon aponta que muitas questões também se aplicam ao contexto do Brasil.

Passado e Futuro do Evento

A coordenadora do evento, Claudia Auler, contou que sua história está conectada à história do evento que está sua 15ª edição. “Participei da primeira edição como estudante de graduação. Já na terceira edição eu contribui na organização do evento e tive contatos com pesquisadores que viriam a abrir portas para mim como pesquisadora. Esse evento mudou a minha vida e espero que possa mudar também a de todos que estão participando”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia, Alex Fernando de Almeida, explica que o evento tem a ambição de crescer com a atual proposta. “Além de atrações internacionais, nós temos o objetivo de atrair pesquisadores de fora do Tocantins para apresentação de trabalhos. E assim aumentar a repercussão”. Ele acrescenta que os melhores artigos poderão ser publicados na revista Desafios, editada pela UFT.

Veja a programação aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página