Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos de pós-graduandos com ODS serão apresentados em seminário, nesta sexta (25)
PPGDR

Por Neuracy Viana (PPGDR/UFT) | Edição: Samuel Lima (Sucom UFT) | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 12h10 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 14h20

Seminário alusivo ao Circuito Urbano 2019 da ONU-Habitat será no auditório do PPGDR, a partir das 8h

Depois de três meses trabalhando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) com comunidades de Palmas, os resultados das ações desenvolvidas por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR-UFT), dentro do projeto de extensão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, serão apresentados nesta sexta-feira (25), em seminário selecionado para integrar o Circuito Urbano 2019, promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e neste ano com o tema: Cidades Inovadoras e Inclusivas. O evento ocorre das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do PPGDR, no Câmpus da UFT em Palmas.

O representante da ONU-Habitat, Daphne Besen, estará presente ao seminário e, na ocasião, ministrará a palestra “Desafios da implementação dos ODS e da agenda urbana”. Também ministrarão palestra no evento Rodrigo Iacovini, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), que falará sobre “Direito à Cidade e a Nova Agenda Urbana”; e o professor João Bazzoli, um dos coordenadores do projeto de extensão, que abordará a “Agenda 2030 no Tocantins: Ações e Perspectivas”.

Durante o evento, serão apresentadas seis ações desenvolvidas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e suas metas, propostos pela ONU. Os títulos dos trabalhos são: Centro de Desenvolvimento na Região Metropolitana de Palmas, Desenvolvimento Sustentável na Escola, Energia limpa: um estudo em Palmas, Educação na Unidade Prisional Feminina de Palmas, Gestão do lixo eletrônico: uma alternativa viável, e Vozes e território: formação de assessores populares.

Todos os projetos foram desenvolvidos por 25 alunos de pós-graduação, que trabalham divididos em grupos, e apresentados dentro das atividades das disciplinas Seminários I e II, sob a coordenação dos professores doutores Waldecy Rodrigues e João Bazzoli. O evento também integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvida no Tocantins pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapto).

Sobre o projeto

O projeto de extensão teve início em abril deste ano e consiste na realização de ações de sensibilização, nivelamento e envolvimento dos palmenses em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No primeiro semestre, foi trabalhada a compreensão dos ODS por meio de palestras e atividades de ensino. Com isso, os participantes puderam contribuir com práticas efetivas, no sentido de incentivar a criação de medidas ousadas e transformadoras para a implementação da Agenda 2030 estabelecida pela ONU, no sentido de empoderar os cidadãos multiplicadores a participarem ativamente do processo, por meio de ações efetivas de engajamento para a apropriação temática.

A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-TO) e Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

08h15

(Abertura)

09h00

Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: o papel das cidades.

Palestrante: Daphne Besen

09h30

Palestrante: Dr. Rodrigo Faria G. Iacovini e outros

10h00

Projeto vozes: território integrado à agenda 2030.

Palestrantes: Simone, Thiago, Júlia e Viviane.

10h30

Objetivos de desenvolvimento sustentável: uma análise na unidade prisional feminina de Palmas-TO.

Palestrantes: Afonso, Dayhan, Léia e Samanda.

11h00

Em direção a 2030: Desenvolvimento Sustentável com discentes da Escola Vila União.

Palestrantes: Danillo Silva Nunes, Mariane Friesleben, Moise Djukens e Neuracy Viana.

11h30

12h00

Intervalo

14h15

Experiências na implementação dos ODS em Teresina-PI

Palestrantes: Mariana Fiuza - Teresina – PI

14h45

Palestrantes: Aparecido Bazzoli

15h15

Projeto Eco Eletro - Gestão do lixo eletrônico para o Desenvolvimento Sustentável.

Palestrantes: Pedro e Suheid

15h45

Energia Limpa: um estudo em Palmas.

Palestrantes: Messias, Welma, Ivone e Liziane.

16h15

Centro de Desenvolvimento Regional: experiência de aplicação na região metropolitana de Palmas na perspectiva da agenda 2030.

Palestrantes: Fernando Silva; Hamistenie Rossana Soares; Saionara Gomes e Jailane Janaína.

16h45

17h00