Página inicial > Últimas Notícias > Instituições poderão utilizar espaço da Agrotins para ações de ensino, pesquisa e extensão
PARCERIA

Por Melânia Kássia / Governo do Tocantins | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 08h10 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h18

Uma parceria entre o Governo do Tocantins e sete instituições privadas e públicas (entre estas a UFT) permitirá que o Centro Agrotecnológico de Palmas (onde ocorre a Feira Agrotins) seja utilizado para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado na tarde desta segunda-feira (21), no Palácio Araguaia, reunindo o Governo e as instituições parceiras.

Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre Governo do Tocantins e Instituições de Ensino do estado (Foto: Valney Valdevino/UFT)

Segundo o vice-governador, Wanderlei Barbosa, a parceria é uma forma de fortalecer as atuações com as universidades tocantinenses e fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão na área da agricultura e tecnologia. “Nós sabemos que a qualidade das ações só pode ser construída por meio das boas relações. Uma parceria com instituições públicas e privadas de ensino eleva a credibilidade dos projetos do governo e facilita a busca de recursos para implementação de ações, o que contribui para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou Barbosa.

O secretário César Halum enfatizou que a área do Centro Agrotecnológico de Palmas é composta de 490 hectares, onde a maioria do espaço só é utilizado por cinco dias do ano com a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), e pode ser melhor aproveitado. “O que queremos é dar vida permanente ao nosso Centro, e não permitir que uma área que teve tanto investimento sirva exclusivamente para fazer a Feira. Com este termo de cooperação vamos habitar esse espaço com projetos importantes desenvolvidos por nossos parceiros e, com isso, nossos campos de pesquisa servirão futuramente de unidades demonstrativas, nas quais poderemos capacitar nossos produtores”, afirmou.

A assinatura do termo firmou a parceria do Governo do Estado com sete instituições, e registra a aliança, antes verbal, com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que já possui sede no espaço do CAP, bem como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já iniciou alguns trabalhos na localidade.

Alexandre Aires de Freitas, chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, falou que atualmente o órgão tem utilizado de forma proveitosa o espaço da Agrotins, e acredita que neste espaço possa ser criado um ecossistema que trará muitos frutos ao Tocantins. “São vários profissionais que visam o desenvolvimento do Estado, desde o ensino, à pesquisa e extensão, seja por forma de tecnologia ou mesmo inovação. Mas o mais importante é que isso cria um círculo virtuoso e uma ambiência favorável à formação profissional que é tão importante em um Estado que tem tanto a crescer”, disse.

Termo de Cooperação Técnica Governo do Tocantins e Instituições de Ensino (Foto: Valney Valdevino/UFT)Para o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Eduardo Bovolato, o Governo do Estado ao pensar no desenvolvimento do Tocantins, tem se posicionado estrategicamente, garantindo o fortalecimento das linhas produtivas do agronegócio e inserindo a academia em todo o processo. “Com essa estratégica para o desenvolvimento do estado e região, a Universidade se sente contemplada e valorizada. Espero que possamos, com as demais instituições, fortalecer essa grande cadeia e colaborarmos a partir da nossa missão social e institucional, fortalecer também a pesquisa, o ensino, a extensão, e, por conseguinte, levar o benefício a toda sociedade tocantinense”, concluiu o reitor.

Com a Cooperação Técnica serão disponibilizados espaços físicos e equipamentos laboratoriais, bem como serão cedidas máquinas agrícolas para atividades de pesquisa, ensino e extensão no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Os parceiros dessa cooperação são o Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas (CNPASA – Embrapa); o Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF – Embrapa); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder); a Unitins; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); o Centro Universitário Luterano do Brasil (Ceulp/Ulbra); o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Presenças

Além das fontes citadas na matéria, o evento contou ainda com a presença do Promotor de Justiça Fábio Vasconcelos; do reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarane; do reitor da Unicatólica, Padre Helenes de Oliveira; do reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior; da vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira; do secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium; além de secretários estaduais e demais presidentes de autarquias. (Colaborou Samuel Lima/Sucom-UFT)

Termo de Cooperação Técnica Governo do Tocantins e Instituições de Ensino (Foto: Tharson Lopes / Governo do Tocantins)

marcador(es): Reitoria,Home