Página inicial > Últimas Notícias > UFT integra capítulo de livro sobre Educação do Campo
TOCANTINÓPOLIS

UFT integra capítulo de livro sobre Educação do Campo

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h35 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 08h35

A Licenciatura em Educação do Campo, de Tocantinópolis, é integrante da Pesquisa Nacional sobre Riscos e Potencialidades da Expansão do Ensino Superior do Brasil, da Rede Universitas/Observatório da Educação. O capítulo intitulado  ‘Construindo um caminho: potencialidades e riscos na Licenciatura em Educação do Campo da UFT – Tocantinópolis’, é de autoria dos professores Ubiratan de Oliveira, Rejane Medeiros, Maciel Cover e Cássia Miranda, do Câmpus de Tocantinópolis.

Para Oliveira, foi uma honra representar a Instituição e a região dentre as dez instituições participantes de todas as regiões do país. “Neste capítulo, trataremos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes e Música - da Universidade Federal de Tocantins, Câmpus de Tocantinópolis, localizado no extremo norte do estado, na região conhecida como Bico do Papagaio”, detalha.

O texto se orienta no esforço de análise proposto em pesquisa sobre as políticas de Ensino Superior no Brasil da Rede Universitas, que, no âmbito do Subgrupo-7, objetiva compreender a expansão do Ensino Superior no campo brasileiro, com olhar especial para as Licenciaturas em Educação do Campo. O grupo é coordenado pela professora Mônica Molina (UnB) e Salomão Hage (UFPA), que organizaram um livro sobre os resultados da pesquisa.

Sobre o capítulo

Criados no Brasil a partir dos anos 2000, os cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoCs), com uma proposta de formação de professores que atenda às demandas e especificidades das populações do campo brasileiro, desafiam-nos a sistematizar a experiência para aprender com seus acertos e erros, na perspectiva de aprimorar a prática educativa das instituições e agentes envolvidos.