Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição Sobreviventes apresenta trabalhos com colagens e gravuras do coletivo Balalo
Início do conteúdo da página
corredor cultural

Exposição Sobreviventes apresenta trabalhos com colagens e gravuras do coletivo Balalo

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 14h11 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h12

O Corredor Cultural inaugurou, no último dia 15 de outubro, a exposição Sobreviventes, no bloco da Reitoria em Palmas. As obras são de autoria do coletivo Balalo, formado pelos artistas Cláudio Montanari e Léo Perotto.

A exposição permanece em Palmas até o dia 13 de novembro. Posteriormente, segue para o Câmpus de Arraias, onde ficará de 19 de novembro a 18 de dezembro.

As obras que compõem a exposição são combinação de gravura e colagem.

Veja abaixo o texto de apresentação da Exposição Sobreviventes – Coletivo Balalo.

“A palavra sobrevivente se refere ao indivíduo que experimenta uma situação limiar de extrema gravidade, fundada em um acontecimento que se estende para fora do seu âmbito cotidiano. O sobrevivente é justo o sujeito que vivencia o momento da sobrevivência, o ato ou a ação que significa manter-se vivo para continuar existindo.

Entretanto, quando estendemos a palavra sobrevivente para os dias atuais, notamos que a palavra passa a ter diferentes sentidos, configurando amálgamas diversos por entre as situações contemporâneas nas quais nós, sujeitos presentes, nos encontramos inseridos.

Deste modo, as maneiras como o indivíduo pensa sua relação junto a seus pares e ao seu mundo cotidiano passa a ter uma relação distinta, já que ele começa a perceber que coisas desaparecem, outras surgem, dando lugar ou caindo no esquecimento, evidenciando condições constantes de empoderamento e enfraquecimento.

Assim, a nossa percepção dos objetos cotidianos, das relações institucionais, do nosso trânsito por entre espaços e lugares, assim como de nossas experiências individuais, vão nos auxiliando a formar um repertório de ações que vai delimitando modos de existir, de resistir e de sobreviver frente ao mundo com tantas e diferentes demandas.

A partir de uma compreensão embasada no materialismo histórico e nas gêneses dos contextos sociais, políticos e econômicos brasileiros, o Coletivo Balalo concebe a exposição “Sobreviventes” propondo discutir e debater o que significa sobreviver nos dias de hoje, contextualizando este debate a partir da amostra de diferentes conteúdos visuais.

Integrantes do Coletivo Balalo: Cláudio Montanari e Léo Perotto”.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Arraias,Proex,Home
Fim do conteúdo da página