Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Libras promove evento sobre setembro azul e amarelo
Início do conteúdo da página
Araguaína

Curso de Libras promove evento sobre setembro azul e amarelo

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h35 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h35

No último dia 24 de setembro, o curso de Letras, Câmpus de Araguaína, realizou o evento “Setembro azul e amarelo – Cultura Surda e Prevenção ao suicídio” que promoveu a “Cultura Surda”, por meio de conhecimentos e informações trazidas em palestras e relatos de vivências de pessoas surdas, além de possibilitar que os estudantes e comunidade conhecessem o trabalho dos profissionais de LIBRAS da UFT. Além disso,  também foi abordada uma questão alarmante, que é o “Suicídio”.

O mês de setembro é considerado “Azul”, como sendo o símbolo da luta das pessoas surdas. A ação visou promover conhecimentos, sensibilizar e conscientizar a comunidade interna e externa da UFT sobre o contexto de vida, os aspectos educacionais e sociais enfrentados por pessoas surdas, englobando, também, a questão da “Prevenção ao Suicídio”.

O evento teve início às 13h30, com o credenciamento. Em seguida, às 14h30, houve uma apresentação de teatro: “O surdo é o silencioso na vida”, encenado pelos professores Stefânia Steves da Silva Sena (Docente de Libras – UFT Câmpus Araguaína) e Alessandro Sena de Oliveira (Professor de Libras – DRE de Araguaína). A partir das 15h, ocorreram duas palestras, intituladas: “ História do setembro Azul e o Ser Surdo” e “Setembro Amarelo Surdo”, também proferidas pelos professores Stefânia e  Alessandro. No enceramento, todos os participantes assistiram vídeos com duas poesias : “Ás mãos, a natureza é bela” e “Precisamos do Dia dos Surdos”.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Letras
Fim do conteúdo da página