Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Redação de Patentes ocorre em Palmas nesta quinta e sexta-feiras
Início do conteúdo da página
NIT

Curso de Redação de Patentes ocorre em Palmas nesta quinta e sexta-feiras

Por Virgínia Magrin | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h14 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 14h46

Imagem ilustrativa - Laboratório (Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay/CC0)

Quer obter a patente, ou seja, o título de propriedade que confere ao seu titular direito de impedir terceiros explorarem sua invenção, em um determinado território, por um limitado período de tempo, em troca da descrição da invenção? Então participe do curso de redação de patentes que será realizado nesta quinta na UFT, Câmpus de Palmas, no auditório da Reitoria (Bloco IV). Na sexta-feira (11), as atividades ocorrerão no Auditório nº 2 do IFTO, prédio da reitoria (na Av. Theotônio Segurado).

  • 10 e 11 de outubro - Workshop Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas | Câmpus da UFT, Palmas-TO. Inscreva-se aqui.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os participantes deverão levar 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.

O mesmo curso já foi ministrado em Gurupi (dias 03 e 04 de outubro) e Araguaína (dias 07 e 08 de outubro), com oficinas práticas. Confira algumas imagens dos participantes destas edições do curso:

 

Saiba mais sobre patentes

O pedido de patente é um documento legal que deve ser redigido em um formato bem particular, obedecendo algumas normas, tudo de forma clara e precisa. Existem dois tipos de patente:

  • Patente de Invenção (PI): diz respeito a produtos ou processos absolutamente novos e originais, que não decorram da melhoria em processos ou produtos já existentes. Sua validade é de vinte anos contados da data de depósito. Exemplos: composições químicas, processos industriais, misturas alimentícias, equipamentos (novos), etc.
  • Modelo de utilidade (MU): refere-se às melhorias em produtos pré-existentes, que melhorem sua utilização ou facilitem seu processo produtivo. Sua validade é de 15 anos contados a partir da data de depósito.Exemplos: aperfeiçoamentos em equipamentos, utensílios, ferramentas, etc.
Quem vai ministrar o curso?

Os cursos serão ministrados pela Axonal Consultoria Tecnológica, uma empresa prestadora de serviços de prospecção, indução e suporte ao desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas, com foco em atividades que envolvem geração e proteção de capital intelectual, financiamento de projetos e transferência de tecnologia.

Quer saber mais sobre patente, tirar dúvidas e conhecer as patentes já registradas pela UFT? Acesse a página do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT, o NIT. (Colaborou Samuel Lima/Sucom)

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,NIT
Fim do conteúdo da página