Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade universitária já pode fazer a Avaliação Institucional 2019
CPA

Comunidade universitária já pode fazer a Avaliação Institucional 2019

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h15 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 15h32

Teve início, nesta quarta-feira (9), a Campanha de Avaliação Institucional 2019, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Encabeçada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a campanha envolve toda a comunidade universitária que poderá avaliar, de forma ampla, as atividades que são desenvolvidas na instituição, desde as áreas de ensino, pesquisa e extensão até a infraestrutura física.

A avaliação pode ser realizada por meio da página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), no link Avaliação 2019, ou clicando no banner da Campanha (abaixo e também na página referida).

O prazo para proceder a Avaliação Institucional segue até o dia 06 de dezembro, devendo participar dela os servidores (docentes e técnicos administrativos) e também os estudantes.

Na mesma página é possível ter acesso aos relatórios das avaliações anteriores.

Segundo a presidente da CPA, professora Kátia Rose Oliveira de Pinho, o momento da avaliação é ímpar para a comunidade acadêmica, porque permite que ela possa se expressar de que modo ela vivencia a instituição. "Considerando os Cinco Eixos do Sinaes: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Para a CPA, avaliar é avançar, ou seja, é preciso conhecer e reconhecer políticas e ações que estão trazendo resultados positivos, bem como aquelas que necessitam ser repensadas e aprimoradas. Importante ressaltar também que a Avaliação Institucional subsidiará o Relatório de Avaliação Institucional 2019, que será publicado até 30 de março de 2020", diz a presidente, acrescentando que a partir de abril de 2020 os resultados serão amplamente divulgados, visto que um dos objetivos da Campanha reside na "apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica, além, é claro, de subsidiar os cursos e unidades gestoras na formulação de políticas e ações acadêmicas  e administrativas".

Entenda!

A Avaliação Institucional faz parte do processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, a partir do qual toda Instituição Federal de Ensino Superior deverá promover, anualmente, uma campanha de avaliação.

Campanha de Avaliação 2019 (Arte: Job/Sucom)

marcador(es): Proap,Home,PDI,CPA