Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário Integrado de Estágios Supervisionados Curriculares terá palestras, mesas-redondas e comunicações orais
Início do conteúdo da página
ARAGUAÍNA

I Seminário Integrado de Estágios Supervisionados Curriculares terá palestras, mesas-redondas e comunicações orais

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 17h20 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h47

Ilustração de Luiz Roberto Peel (Divulgação)Com palestras, mesas-redondas e comunicações orais de integrantes da comunidade acadêmica do curso de Letras (Português/Inglês), Câmpus de Araguaína, e também de professores da educação básica e profissionais da Delegacia Regional de Ensino (Drea), ocorre nesta quarta e quinta-feiras (9 e 10 de outubro), o I Seminário Integrado de Estágios Supervisionados Curriculares em Línguas e Literaturas (I Siesc).

De acordo com a coordenação do evento, a Comissão Organizadora recebeu 42 inscrições de participantes ouvintes e 57 inscrições de acadêmicos que apresentarão trabalhos nas sessões de comunicação oral. As atividades serão desenvolvidas em auditórios e salas diversas da Unidade Cimba.

Ainda segundo a Comissão Organizadora, com base em dados da Secretaria Acadêmica do Câmpus de Araguaína, o Curso de Letras (Português e Inglês) tem 309 alunos regularmente matriculados no semestre 2019/2. Desses, 127 são alunos de alguma disciplina de Estágio Supervisionado Curricular. "Diante desses números, e pensando-os em termos de porcentagem, podemos dizer que 41,5% dos alunos do Curso de Letras (Português e Inglês) estão em contato permanente com as práticas dos Estágios. Eles estão imersos à epistemologia da prática, tendo os professores da educação básica e os demais profissionais como parceiros de trabalho", enfatiza a Comissão, em comunicado de abertura do evento.

O I Siesc conta com apoios do Centro Acadêmico de Letras Frida Kahlo, da Coordenação da Graduação em Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de língua e literatura (PPGL)

Segue programação:

PROGRAMAÇÃO
09/10/2019 – QUARTA-FEIRA

MANHÃ
Atividades: Credenciamento
Cerimônia de Abertura
Palestra: BNCC e o ensino de Língua Portuguesa - Profa. Dr.ª Janete
Local: autitório do Anfiteatro – Bloco “G” - Horário: 8h às 12h

TARDE

Atividades: Grupos de Trabalhos (GTs) com os professores de Estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Grupo de Trabalho (GT1) – Língua Portuguesa: observação de aulas e caracterização da instituição escolar em foco (Local: Sala H207 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • Como é feita a abordagem da gramática normativa em uma turma de ensino fundamental II - Anna Caroliny dos Santos Arruda e João de Deus Leite
  • Como a abordagem da literatura é produzida numa turma de 6o ano a partir do uso do livro “A bolsa amarela” - Wanessa Mickelly Moreira de Novais e João de Deus Leite
  • Aula de Língua Portuguesa: entre uma abordagem epilinguística e uma abordagem metalinguística - Mariana Moreira de Moraes e João de Deus Leite
  • A prática de produção de poemas numa turma de 6o ano do ensino fundamental II: a literatura como (re)invenção - Adonelson Nascimento Damascena e João de Deus Leite
  • Inclusão do aluno com deficiência nas aulas de língua portuguesa: possibilidades, limites - Milena Simanaki Achure Karaja e João de Deus Leite
  • Os desafios da permanência do aluno de zona rural na aula de Língua Portugesa - Elisama Castro de Oliveira, Weslane de Oliveira Silva e João de Deus Leite
  • Aula de Língua Portuguesa: correlação entre infraestrutura e aprendizagem - Amanda Macêdo de Almeida, Antônia Fabíola Gomes da Silva e João de Deus Leite
  • Prática de escrita no ensino médio: releituras da carta de Pero Vaz de Caminha - Erica Hellen Santana Silva e João de Deus Leite

Grupo de Trabalho (GT2) – Língua Portuguesa: Estágio e Pesquisa (Local: Sala H107 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • Análise do Feedback de textos produzidos por alunos do ensino médio - Alicia da Silva Carvalho e Carlos Borges da Silva Júnior
  • Aspectos constituintes da produção de texto em sala de aula - Rafaella Brandina da Silva e Carlos Borges da Silva Júnior
  • Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no 7° ano do ensino fundamental - Gislene da Silva Duarte Rocha e Carlos Borges da Silva Júnior
  • O livro didático e a formação do leitor literário na escola - Wechilley Rodrigues Lopes e Carlos Borges da Silva Júnior
  • O projeto borboletas amarelas - Dayana Rocha Fernandes
  • O processo de flexibilização de atividades de Língua Portuguesa na educação inclusiva e seus efeitos: um estudo de caso - Morgana Sabrina da Silva Mano e João de Deus Leite
  • Do revezamento discursivo ao lugar de fala do estagiário no curso de Letras Português da UFT/Araguaína-TO - João Victor Ferreira dos Santos Silva e João de Deus Leite

Grupo de Trabalho (GT3) – Língua Portuguesa: Práticas de linguagem e ensino (Local: Sala H208 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • Experiências no âmbito do estágio supervisonado curricular IV - Ana Karla Gomes de Oliveira e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Estágio supervisionado sob a perspectiva do estagiário - Henrique Jhonata Morais Berlanda e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • As complexidades da prática educativa para os futuros docentes - Sheila Feitosa Silva e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Relato de experiência do estágio supervisionado: português e literaturas: uma vivência com o futuro - Amanda Rocha Fernandes e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Relato de experiência da prática docente no estágio supervisionado curricular IV - Ana Beatriz Silva Bezerra e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Troca de experiências de aula ministrada no estágio IV: uma visão a partir das práticas de ensino com gêneros textuais notícia e reportagem, aplicados no 8o ano do ensino fundamental II, no Colégio Estadual Jorge Amado em Araguaína – TO - Dayane Rodrigues Simon Gomes, Tamires Pereira, Hérica Marquiane Berlanda Morais e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Uso dos sinais de pontuação na modalidade escrita - Loriana Soares da Silva Arruda Melo e Vilma Nunes da Silva Fonseca

NOITE
Mesa-redonda: O estágio como campo científico de pesquisa (Local: auditório do Anfiteatro – Bloco “G” - Horário: 19h às 22h) Mediadora: Ana Cláudia Dias Ribeiro

  • “A pesquisa científica no estágio supervisionado em língua portuguesa e literatura” – Prof. Dr Carlos Borges Júnior
  • “Breve incursão teórica e prática nos modelos de letramentos acadêmicos a partir de experiências de escrita de relatórios de estágio supervisionado curricular em língua portuguesa” – Profa. Dr.ª Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • “Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: das implicações sociodemográficas e culturais” - Prof. Dr. João de Deus Leite

10/10/19 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ
Palestra: Diretoria Regional de Educação de Araguaína e a BNCC: panorama das ações desde 2016.
Representante da DRE: Profª. Ana Claúdia Martins de Oliveira
Local: auditório do Anfiteatro – Bloco “G” - Horário: 8h às 12h

TARDE
Atividades: Grupos de Trabalhos (GTs) com os professores de Estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (Horário: 14h às 17h30)

Grupo de Trabalho – (GT1) – Língua Portuguesa: observação de aulas e caracterização da instituição escolar em foco (Local: Sala H207 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • Instrumento “prova” na educação básica: da sua configuração a seu alinhamento nas aulas de Língua Portuguesa - Douglas Costa Batista e João de Deus Leite
  • Correlação entre vulnerabilidade social e vulnerabilidade escolar: efeitos na aula de Língua Portuguesa - Nathalia Araujo Bezerra e João de Deus Leite
  • Leitura litrária na educação básica: da identificação do professor como “gatilho” - Elisama Castro de Oliveira e João de Deus Leite
  • A (não) constituição do leitor literário na educação básica: relatos reflexivos dos alunos em foco - Milca Dias Ramos e João de Deus Leite
  • “Projeto de vida”: o atravessamento de temas transversais na aula de Língua Portuguesa - Juliana da Costa Noleto, Pollyana Silva Sousa e João de Deus Leite
  • Aulas de leitura na educação básica: da metodologia de ensino do professor em perspectiva - Adejonson de Almeida Oliveira e João de Deus Leite
  • Patrimônio escolar e modos de subjetivação dos espaços públicos: das inscrições dos alunos - Lourrane Sousa Felix e João de Deus Leite
  • Convertendo a língua em discurso nas aulas de interpretação textual: a elaboração de saberes entre professores e aluno(s) - Raimunda Cleia Almeida Gomes e João de Deus Leite
  • Vulnerabilidade social e subjetivação a partir da leitura: práticas na aula de Língua Portuguesa - Erica Hellen Santana Silva, Fabio Marinho Lobo, João de Deus Leite e Mailton Alves de Viveiros

Grupo de Trabalho – (GT2) – Língua Portuguesa: Estágio e Pesquisa (Local: Sala H107 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • Processos de escrita mediados pelos gêneros do discurso na escola - Elani Cristina da Silva Campos e Carlos Borges da Silva Júnior
  • Concepções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa - Vanessa Stephany Silva Pinheiro e Carlos Borges da Silva Júnior
  • A influência da gramática no processo da leitura e interpretação de textos - Loislene Barros Negreiros e Carlos Borges da Silva Júnior
  • Práticas de leitura na escola para a formação de leitores críticos - Ruticleia Almeida dos Santos e Carlos Borges da Silva Júnior
  • O uso do livro didático como ferramenta de ensino nas aulas de Português - Noêmia Barros da Silva e Carlos Borges da Silva Júnior
  • A produção textual no 9o ano do ensino fundamental - Dálete Rocha dos Santos e Carlos Borges da Silva Júnior
  • O processo da leitura na formação do sujeito - Raquel Silva Paiva e Carlos Borges da Silva Júnior

Grupo de Trabalho (GT3) – Língua Portuguesa: Práticas de linguagem e ensino (Local: Sala H208 – Bloco H - Horário: 14h às 17h30)

  • A literatura rompendo as amarras do falar - Luana C. de Moraes, Josiane da Cruz Wanderley Tristão e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Vivências de uma residência pedagógica: um relato de experiência - Antônio Martins Andrade Silva, Agenor Santos Farias, Larissa Fernandes e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Leitura e produção Textual - Elizangela da Silva Costa Moreira e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Prática de linguagem: a oralidade, a escrita, a leitura nos diversos gêneros e recursos - Edileuza Santiago Nascimento e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Habilidades para o ensino de gramática - Rafaela Da Silva Dias Sousa e Vilma Nunes da Silva Fonseca
    A leitura como instrumento de construção da oralidade - Rilary Vitória Garcia Canuto e Vilma Nunes da Silva Fonseca
  • Relato de experiência de estágio supervisionado IV: reflexão das práticas de letramento literário no ensino médio - Jerisvaldo Furtunato Conceição e Vilma Nunes da Silva Fonseca

NOITE
Mesa-redonda: O estágio como campo científico de pesquisa (Local: auditório do Anfiteatro – Bloco “G” - Horário: 19h às 22h) - Mediadora: Mariana Noleto Barbosa

  • “O despontar das imagens de si no contexto do estágio supervisionado” – Profa. Dr.ª Miliane Moreira Cardoso Vieira
  • “Serei professor de inglês ou português?: um olhar para as escolhas profissionais à luz de questões identitárias e emocionais na formação do professor de língua materna e estrangeira” – Profa. Dr.ª Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
  • “BNCC e estágio supervisionado de língua inglesa: práticas, planejamentos e reflexões” – Profa. Dr.ª Elisa Borges de Alcântara Alencar
registrado em:
marcador(es): Araguaína,ProfLetras,PPGL,Home
Fim do conteúdo da página