Página inicial > Últimas Notícias > Seminário sobre caso da Bacia do Rio Formoso é realizado nesta terça-feira (08)

Seminário sobre caso da Bacia do Rio Formoso é realizado nesta terça-feira (08)

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h59 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 11h18

Ocorre nesta terça-feira (08), no Câmpus de Palmas, o Seminário de Gestão dos Recursos Hídricos e o Uso da Água para Irrigação: O caso da bacia do Rio Formoso - TO.

O seminário é fruto do projeto "Rede de Pesquisa para Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso -TO", aprovado no edital do "Programa de apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos – Pró-Recursos Hídricos - Chamada N° 16/2017".

O evento conta com o apoio do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Agência Nacional de Águas (Ana).

Resumo sobre o caso

O Rio Formoso é um dos principais rios do Tocantins, localizado no sudoeste do Estado do Tocantins. Esse rio desempenha um forte papel na produção agrícola de grãos do país, de modo que a região onde se localiza a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso é conhecida pelo seu grande potencial hidroagrícola e pelas grandes áreas de cultivos irrigados.

Na ocasião, o Ministério Público acionou o poder judiciário por meio de ação cautelar contra os irrigantes, por danos ambientais gerados à flora e fauna da região. Nesse processo a Universidade Federal do Tocantins, por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT) foi, primeiramente inserido no processo como amigo da corte, responsável pelo parecer técnico e posteriormente apresentou uma solução técnica para esse problema.

Dentro desse contexto emergencial, a equipe do IAC/UFT verificou que muito dos problemas de escassez hídrica da região está associado ao uso pouco eficiente da água, em que há um grande potencial de desenvolvimento de regras, instrumentos e técnicas de produção para que a água seja usada de forma mais racional, o que certamente dará uma maior segurança hídrica aos produtores e todos os outros usuários da bacia.

Considerando a situação emergencial e o caráter estratégico para o desenvolvimento sócio econômico regional, a bacia do Rio Formoso, que atualmente apresenta mais de 90% de sua disponibilidade hídrica comprometida, será objeto de pesquisa. Com a participação conjunta da Universidade de Brasília – UnB, a Universidade de São Paulo – USP, a Embrapa, a Universidade Federal do Tocantins – UFT propõe a “Rede de Pesquisa para Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso”, atuando nessas quatro frentes, tratadas como objetivos específicos a fim de alcançar o objetivo geral da ação que é desenvolver instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação da água de forma racional e eficiente na bacia.

Segue a programação:

marcador(es): Engenharia Ambiental,Home