Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Clima Espacial será tema de palestra na UFT nesta quarta, em Palmas
Início do conteúdo da página
oportunidade

Clima Espacial será tema de palestra na UFT nesta quarta, em Palmas

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 10h47 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h11

Quer saber o que o clima espacial tem haver com a sua vida e como o assunto impacta economicamente o mundo? Então garanta sua presença na palestra que será realizada por Clezio Marcos de Nardim, coordenador da Divisão de Aeronomia e do Programa de Clima Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento será no dia 9 de outubro, às 14h, no Câmpus de Palmas, Bloco D, Sala 2.

Clima espacial diz respeito às variações e as respostas às mudanças e fenômenos solares (Foto: Pixabay/CC0)Clima espacial diz respeito às variações e as respostas às mudanças e fenômenos solares (Foto: Pixabay/CC0)

Clima Espacial

Clima espacial diz respeito ao conhecimento e à predição da resposta do ambiente espacial às contínuas mudanças dos fenômenos solares. Segundo Nardim, a atividade afeta desde o funcionamento de satélites em órbita da Terra até o uso de receptores GPS na superfície. “É importante estudarmos o clima espacial porque a vida moderna é baseada na tecnologia”, disse ele. O pesquisador explicou que agricultura e a atividade petrolífera são exemplos de áreas que podem ser afetadas pela atividade do Sol.

Nardim viaja o país ministrando palestras sobre o tema há alguns anos. Entre as suas intenções está a de incentivar as pessoas a quererem aprender mais sobre o assunto e a trabalhar no Programa Espacial Brasileiro. “Precisamos de mão de obra qualificada para que o programa cresça e seja ainda mais eficiente”, destacou o pesquisador.

 Visita

No último dia 7 de outubro, Nardim se encontrou com a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT, professora Claudia Auler, e com os professores Salmo Moreira Sidel, Washington Luiz Carvalho e Ewerton Silva de Camargos.

O encontro teve como objetivos a instalação de um magnetômetro - instrumento utilizado em medidas de intensidade de um campo magnético - e também a apresentação dos produtos e serviços do Inpe. Na ocasião, também conversaram sobre um acordo de cooperação entre os pesquisadores da UFT, dos cursos de Física, Ciências da Computação, Engenharias Civil e Elétrica .

Na sexta-feira, dia 11 de outubro, Nardim irá se reunir com o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato. (Com informações no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

registrado em:
marcador(es): Palmas,Reitoria,Propesq,Home,NIT
Fim do conteúdo da página