Página inicial > Últimas Notícias > Museu de Morfologia apresenta parte do seu acervo
unitec 2019

Museu de Morfologia apresenta parte do seu acervo

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 13h45 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 09h27

Quem passar pela segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), localizada dentro da Arena do Conhecimento, hoje, vai conhecer um pouco do acervo do Museu de Morfologia da UFT. Lá estarão expostos formas de esqueletos e a anatomia humana e animal, por meio do projeto de “Preparação de Peças Anatômicas para a Implementação do Museu de Morfologia da UFT”.

"O projeto já conta com mais de 20 peças montadas por meio da técnica de taxidermia (que é um processo de tratamento da pele), osteotécnicas (processamento e montagem de esqueletos) além de peças conservadas em formol.  As peças apresentadas na exposição podem ser usadas no ensino das ciências biológicas e da saúde. “O diferencial das peças é o potencial educativo principalmente em relação à preservação ambiental”, destaca Ediana Vasconcelos, técnica do laboratório de anatomia.

Parceria

O projeto conta ainda com uma parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com o objetivo de valorizar a fauna por meio da preparação de animais para exposição na forma de esqueletos e taxidermia. Este processo tem como proposta demonstrar a grande diversidade das espécies, além de enfatizar os riscos pelos quais os bichos estão sujeitos.

A professora do curso de Nutrição e Enfermagem da UFT, Tainá de Abreu, relata que a parceria com Naturatins proporciona aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Física e Engenharia Civil, um treinamento científico para produzir as peças, a partir da doação de carcaças dos animais que vieram a óbito no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

“Temos técnicas diversas, já que podemos aproveitar tudo do animal que veio a óbito, desde as garras, pele, pena, pelo, órgãos, músculos ou ossos. Ao avaliar, podemos por exemplo fazer o estudo do sistema disgestório. No caso dos ossos, montamos os esqueletos. Além de estudos como a observação  da forma, estrutura, dentição, a diferença de um grupo de animal e outro. Tudo pode ser estudado”, disse a professora.

Doação de corpos

No que diz respeito à anatomia humana, o projeto conta com a doação de corpos e órgãos. Isso pode ser feito através do Programa de Doação de Corpos da UFT, aprovado pelo Conselho Diretor do Câmpus de Palmas, em junho de 2019.

Tainá Abreu, professora que está à frente deste projeto, explica que o principal objetivo deste programa é sensibilizar a sociedade em relação à destinação dos corpos após a morte. “Este projeto prevê uma destinação alternativa para os corpos e/ou órgãos, que culminará com o processo de doação para o ensino, pesquisa e extensão. Essa ação altruística permitirá melhorias nas nossas condições de ensino e colaborará com uma melhor formação dos nossos acadêmicos que no futuro servirão à sociedade”, destaca Tainá.

O Museu

O Museu está localizado dentro da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, e as visitas podem ser agendadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (63)3229-4713/4820.

marcador(es): Home,Unitec 2019