Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais
Início do conteúdo da página
UNITEC 2019

Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais

Por Cynthia Barreto | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h05 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 14h38
Sistema denominado de Gnos trabalha com inteligência artificial que faz uma análise qualitativa dos comentários e interações de usuários de redes sociais

 Já pensou em qualificar e quantificar suas interações nas redes sociais de maneira simples e eficaz? O pesquisador Rogério Nogueira, que é analista em tecnologia da informação, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolveu o Gnos que é um painel de monitoramento web, que faz análises de dados das redes sociais para composição de indicadores. Esse produto está em exposição na II Unitec das 17h às 22h, até o próximo sábado (05), no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues.

A finalidade do Gnoss é avaliar o impacto das postagens em um determinado grupo de usuários da rede social onde ocorreu a postagem. Ele coleta um conjunto de informações e expõem na forma gráfica interativa, para facilitar a visualização de quem monitora determinada perfis de redes sociais. O sistema foi desenvolvido para o Instagram, mas pode ser adequado a diversas outras. 

Inteligência Artificial

 Uma das vantagens do Gnos é que seus indicadores, que compões o painel, são atualizados em tempo real, com base na analise dos dados extraídos diretamente das ultimas postagens de um determinado usuário de uma rede social. Para isso o programa trabalha com Inteligência Artificial.

 Exatamente por meio de uma inteligência artificial o sistema consegue fazer uma análise quantitativa partir de dados quantitativos, como por exemplo reconhecer se um comentário do usuário é relacionado ao sentimento da pessoa (se esta está feliz, triste, com raiva, medo ou surpreso). Também faz uma análise se o comentário é positivo ou negativo.

De acordo com o desenvolvedor do Gnos, a proposta deste “painel de monitoramento” é visualizar indicadores em tempo real de sentimento das pessoas que consomem produtos comunicacionais nas redes sociais e fornecer esses dados aos gestores de redes sociais. “Pode ser usado para conter uma crise comunicacional, como por exemplo, alerta que possam causar danos à imagem de uma instituição”, esclarece.

Mas qual o público deste sistema? A resposta é simples, empresas, instituições públicas, organizações não governamentais (Ongs), e pessoas que administram redes sociais e tem necessidade de monitorar suas informações.

registrado em:
marcador(es): Home,Unitec 2019
Fim do conteúdo da página