Página inicial > Últimas Notícias > Gel de quitosana é produzido para agir no tratamento de água e efluentes
Unitec 2019

Gel de quitosana é produzido para agir no tratamento de água e efluentes

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 18h28 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 09h59

Na segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), o gel de quitosana, produzido no Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (Lapeq), sob orientação do professor Emerson Guarda, está sendo exposto para os visitantes.

O gel de quitosana possui a vantagem de ser um produto de composição inteiramente orgânica, biodegradável e atóxico para o meio ambiente, podendo substituir a forma usual de tratamento, com compostos químicos de elevada toxicidade, além de agir como coagulante e floculante no tratamento de águas e efluentes.

De acordo com o professor Emerson Guarda, "a utilização da tecnologia demonstrou em testes realizados em laboratório, uma eficiência superior ao dos coagulantes e floculantes à base de sais de alumínio e ferro, além do baixo índice de toxicidade e formação de lodo".

marcador(es): Home,Unitec 2019