Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Metrotins implementa redes de alta velocidade no Tocantins
unitec 2019

Projeto Metrotins implementa redes de alta velocidade no Tocantins

Por Virgínia Magrin/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h43 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 08h47

internet de alta velocidade (Pixabay CC0)Implantado em Palmas no ano de 2010, o projeto da Rede Metropolitana de Ensino e Pesquisa de Palmas (Metrotins) está exposto na II Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), dentro da Arena do Conhecimento do Sebrae.  A Metrotins é um consórcio sem fins lucrativos e visa oferecer uma rede de alta velocidade com taxas de 1 a 10 Gigabits a custo mais acessível do que o oferecido pela iniciativa privada.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do professor da Universidade Federal do Tocantins, Gentil Veloso. Seu objetivo é interligar o maior número de instituições públicas, com alta velocidade de transferência de dados e com baixo custo para os órgãos.

“O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas (próprias ou por meio de cessão de direitos) e de equipamentos lógicos voltados para instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto sustentação”, explica Veloso.

E como ter acesso a essas tecnologias? As instituições interessadas em participar da rede Metrotins precisam ser qualificadas pela RNP, por meio de um pedido formal.

Estrutura

Gentil Veloso destaca a estrutura da MetrotinsA Metrotins possui uma estrutura de 36 pares de fibras ópticas com extensão de 50 quilômetros (km), disposta de norte a sul na área metropolitana de Palmas. A rede é aérea e utiliza os postes da Energisa. Além disso, disponibiliza um par de fibras para o Governo Estadual e outro para o Governo Municipal para interligação de seus órgãos.

“Foi prevista uma rota com topologia em anel com extensão atual aproximada de 30 km;  uma ligação radial com extensão aproximada de 10 km para atender a reunião sul de Palmas, e outra radial para 10 km para atender a região norte”, destacou Veloso. Ele explica ainda que essa rota foi definida de forma estratégia, seguindo o fluxo de onde estão localizados os órgãos dos governos estadual e municipal, com o objetivo de facilitar possíveis conexões futuras com as iniciativas privada e pública.

Manutenção

Os serviços de operação e manutenção da Metrotins são coletivamente mantidos com recursos oriundos das instituições partícipes do projeto, em forma de “Condomínio de Organizações” de acordo com o estabelecido pela RNP.

Fazem parte do ecossistema da rede instituições de educação superior e pesquisa públicas e privadas; agências de fomento à pesquisa; museus e instituições culturais; empresas inovadoras; estabelecimentos de saúde com ensino e pesquisa e ambientes promotores de inovação (parques e polos tecnológicos).