Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Empresas juniores da UFT apresentam portfólio de serviços na II Feira Tecnológica Universidade e Empresa
Início do conteúdo da página
UNITEC 2019

Empresas juniores da UFT apresentam portfólio de serviços na II Feira Tecnológica Universidade e Empresa

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 08h00 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 10h19

Selo UnitecEntre as diversas exposições da II Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), encontram-se as apresentações de portfólios de algumas empresas juniores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sendo elas: Amb Júnior - Empresa Júnior de Engenharia Ambiental, Ampla Consultoria – Empresa Júnior de Administração, Cajú - Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos, Construft – Empresa Júnior de Engenharia Civil e Tesla – Empresa Júnior de Engenharia Elétrica.

Durante a Feira, na Arena do Conhecimento, que ocorre de 1º a 5 de outubro, no Centro de Convenções de Palmas, as empresas juniores mostrarão seus portfólios de serviços, produtos e projetos aos visitantes. Formadas por acadêmicos orientados por professores dos cursos, os integrantes visam divulgar o nome das empresas e encontrar futuros clientes.

As empresas juniores são formadas por estudantes de graduação que executam projetos de consultoria para micro e pequenas empresas sob a orientação de professores especializados. Assim, os universitários aprendem sobre gestão e se aprimoram em sua área de atuação por meio do contato direto com o mercado.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma dessas empresas juniores.

Tesla

Fundada em 2017, a Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria é uma empresa júnior do curso de Engenharia Elétrica vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT). A empresa é formada e dirigida por alunos de graduação no qual são supervisionados por professores doutores engenheiros eletricistas. A Tesla Engenharia oferece ao mercado projetos, serviços e consultoria com a qualidade, expertise e profundidade de conhecimento técnico disponibilizado por uma universidade federal, além de disponibilizar estes serviços à baixo custo para o cliente.

Amb Júnior

A Amb Jr. Engenharia é a empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental da UFT, e objetiva fomentar o empreendedorismo e desenvolver soluções socioambientais preservando a excelência dos serviços, além de atuar em projetos sustentáveis que levem a satisfação dos clientes.

Ampla Consultoria

A Ampla Consultoria é uma empresa júnior de prestação de serviço de consultoria empresarial do curso de Administração da UFT e ligada ao movimento Brasil Júnior, que tem como missão impactar o  Tocantins e Brasil por meio do empreendedorismo.

Cajú

Vinculada ao curso de graduação de Engenharia de Alimentos, a Empresa Júnior Cajú realiza projetos de consultoria no setor alimentício oferecendo soluções personalizadas às necessidades dos clientes, com o objetivo de impulsionar a competitividade de microempreendedores individuais e micro, pequenas e grandes empresas do ramo.

Construft

A Construft é uma empresa sem fins lucrativos formada e gerida por estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fundada em 2014, a Construft tem como objetivo promover e estimular o espírito empreendedor e o aprendizado dos membros através do contato direto com a prática e o mercado. A orientação de professores, mestres e doutores, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins é um dos fatores no qual garante a qualidade dos serviços.

 

Serviços

Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria
-Elaboração de projeto dos sistemas de proteção contra descarga elétrica;
-Cabeamento estruturado: importante para a valorização de qualquer imóvel e para um bom desempenho da infraestrutura de TI;
-Energia solar fotovoltaica: consiste na geração de energia elétrica através da luz do sol, utilizando como princípio o efeito fotovoltaico;
-Projetos elétricos: RDU, RDR e projetos de baixa tensão (instalação elétrica predial ou industrial, seguindo as diretrizes da concessionária que fornece energia elétrica a Palmas);
-Desenvolvimento de software: busca conceitos relevantes para a organização e padronização da qualidade no desenvolvimento de aplicações;
-Laudos técnicos: verificação de possíveis problemas na instalação elétrica e SPDA;
-Eficiência energética: práticas e soluções inteligentes para solução dos problemas acarretados com o uso de energia elétrica de forma dispendiosa.

AMB Jr. Engenharia
-Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS: Identifica os geradores de resíduos sólidos, o tipo e a quantidade gerada. Dessa forma, é possível dar a destinação final ambientalmente adequada aos resíduos produzidos.
-Outorga de água: Direito de uso de recursos hídricos, no qual um órgão do poder público autoriza a utilização, por exemplo, em um sistema de irrigação que capta a água do rio, é necessária uma licença que comprove a quantidade de água a ser utilizada.
-Educação ambiental: Voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.
-Licenciamento ambiental: Exercer o controle prévio realiza o acompanhamento de atividades que utilizam recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.

Ampla Consultoria
-Atua na melhora do desempenho empresarial.
-Aumento de vendas e diminuição de custos.
-Gestão eficiente.
-Técnicas para melhora no desenvolvimento do negócio.
-Aumento do lucro e produtividade na empresa.
-Potencialização dos negócios.

Cajú
-Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Produtos Alimentícios.
-Elaboração de Rótulos e Tabela Nutricional.
-Indicação e Utilização de Métodos de Conservação de Alimentos.
-Determinação do Prazo de Validade.
-Adequação de Estabelecimentos e Produtos à Legislação.
-Teste de Aceitação do Produto.
-Indicação de Embalagens.
-Análises Microbiológicas e Físico-Químicas de Alimentos e de suas matérias-primas.
-Desenvolvimento e Otimização de Processos.
-Indicação e Dimensionamento de Equipamentos.
-Elaboração de Layout de Fábrica.
-Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
-Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica.

Construft
-Projeto Arquitetônico.
-Projetos de Instalações Hidrossanitárias.
-Projeto de Acessibilidade.
-Projeto de Instalações Elétricas.
-Projeto de Combate a Incêndios.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página