Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta mais de 20 tecnologias na II Unitec que começa nesta terça (1º)
INOVAÇÃO

UFT apresenta mais de 20 tecnologias na II Unitec que começa nesta terça (1º)

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h02 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 11h44

Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, abrigará a II Unitec, até sábado (Foto: Junior Suzuki / Prefeitura de Palmas / Divulgação)Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, abrigará a II Unitec, até sábado (Foto: Junior Suzuki / Prefeitura de Palmas / Divulgação)

A segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec) terá início nesta terça-feira (1º de outubro) no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, trará mais de 20 tecnologias (entre produtos e serviços) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento, que segue até sábado (5) reúne instituições de ensino superior de Palmas que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visa aproximar a academia e as pesquisas e trabalhos acadêmicos produzidos dos setores produtivos (industriais, de serviços e comerciais). A II Unitec integra o Arena do Conhecimento, organizado pelo Sebrae, que ocorre no mesmo período. Além da UFT, participam da Unitec a Universidade do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal (IFTO) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).

Para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, "a intenção de eventos como a Unitec é fomentar o interesse dos setores produtivos, do empresariado para o que existe de potencial nas instituições de ensino superior, quanto ao desenvolvimento de soluções e produtos para os diversos setores das atividades econômicas. "O estabelecimento de parcerias público-privadas - como já ocorre em alguns projetos de câmpus da UFT - é um dos caminhos possíveis para as universidades. Essa aproximação da pesquisa científica e suas soluções com os setores produtivos só produz efeitos positivos. A Unitec cumpre parte desse papel: o de ser vitrine das soluções e serviços tecnológicos que são fruto das pesquisas científicas", enfatiza.

A coordenadora da II Unitec pela UFT, professora e coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Claudia Auler, diz que "o evento servirá para mostrar à sociedade as tecnologias e serviços desenvolvidos por professores e alunos da UFT. Ela ainda destaca que os produtos e serviços são aplicáveis em diversas áreas, como de alimentos, construção civil, internet das coisas e agroindústria. Essa aproximação da academia e setor empresarial é importante para a geração de novos negócios, trazendo renda e desenvolvimento para o Estado do Tocantins", disse.

Tecnologias e serviços

Quem for ao estande da UFT na II Unitec conhecerá soluções em diversas áreas: desde aplicações utilizando a Internet das Coisas (IoT) a soluções que agregam valor aos frutos do cerrado, como por exemplo o doce de araticum. Há soluções também para as áreas de construção civil, agroindústrias, energia solar, aplicativos web e outros.

Confira as tecnologias e serviços da UFT que estarão expostos na II Unitec:

• Gel de quitosana
  • Condimento picante a base de abacaxi
  • Produtos de araticum, guapeva e guabiroba
  • Aplicativo PlantMap
  • Aplicativo Agende
  • Apresentação de portfolio de empresas juniores da UFT (Caju, Construft, AmbJunior, Ampla Consultoria, Tesla, Lapeq)
  • Apresentação de portfolio  - Laboratório de Microbiologia de Alimentos
  • Painel Web Gnos
  • Museu de Morfologia
  • Argamassa para regiões quentes e secas
  • Projeto Metrotins